O Corpo de Conhecimentos da Profissão do Administrador no Brasil: Contribuições do Sistema CFA/CRAs para sua Legitimação

Edna Regina Cicmanec, Eloy Eros da Silva Nogueira
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2018001

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Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em avaliar, a partir da abordagem sociológica das profissões e estudos do campo da Administração, como as ações desenvolvidas pelo Sistema CFA/CRAs contribuíram para a legitimação do corpo de conhecimentos da profissão do Administrador no Brasil. Para Abbott (1988), profissões correspondem a grupos profissionais exclusivos que aplicam o seu conhecimento abstrato a casos particulares. Morris (2002) e Morris, Crawford, Hodgson, Shepherd e Thomas (2006) afirmam que é justamente o reconhecimento do desenvolvimento de um corpo de conhecimentos cientificamente estabelecido um dos ativos mais importantes no reconhecimento da profissionalização de uma atividade. O estudo de natureza qualitativa contempla uma abordagem exploratória descritiva de corte longitudinal. A base de dados empíricos (primários e secundários) foi originada a partir do emprego das técnicas de análise documentos, entrevistas pessoais, questionários e depoimentos on-line. A análise dos dados transcorreu orientada pela categoria analítica Legitimação de Conhecimentos, apoiada respectivamente pelo emprego das técnicas de Análise Documental e de Conteúdo. Como principais resultados concluiu-se que o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sistema CFA/CRAs contribuiu positivamente para a profissão do Administrador. Entretanto, estas ações mostram-se ainda inadequadas à atribuição de uma maior legitimidade ao corpo de conhecimentos da profissão no país.


Palavras-chave

profissão; Administração; corpo de conhecimentos; Sistema CFA/CRAs


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