Carreira, mercado de trabalho e as lições de “DonAna” no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração

Iraides Gonçalves Amaral, Nildes R. Pitombo Leite, Eline Dias Moreira, Miriam Assunção Tazem Salgueiro
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20121101006

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Artigo

Resumo

RESUMO

O objetivo geral desta pesquisa é investigar a contribuição do teatro para o processo de ensino-aprendizagem em Administração. Justifica-se, sobretudo, pelos aspectos contidos na indissociabilidade, entre ensino, pesquisa e extensão, aqui considerados relevantes. Contextualiza-se que ela foi realizada à luz do texto de “DonAna”, como base para análise da dinâmica entre as lições mostradas nesse espetáculo e a formação dos discentes em recursos humanos, na perspectiva de reflexão sobre carreira, mercado de trabalho e velhice. Os dados primários foram coletados por meio de entrevista em profundidade com o autor/ator da peça; questionário aberto e semiestruturado em uma survey de experiência com 107 discentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem com essa peça; um grupo focal com 11 discentes que também assistiram à peça e fizeram exercícios em sala de aula. A participação desses 118 discentes ocorreu com todos eles oriundos do curso de Administração de Recursos Humanos de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Todos esses dados foram analisados pela técnica de análise dos conteúdos das mensagens. Os resultados indicam a contribuição do teatro para o processo de ensino-aprendizagem em Administração em cada uma das vertentes: ensino, pesquisa e extensão.


Palavras-chave

Administração de Recursos Humanos; Arte-Educação; Ensino-Aprendizagem


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