GESTÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)

Luciano Castro de Carvalho, Amélia Silveira, Nelson Heim, Maria José Carvalho de Souza Domingues
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20080701004

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Artigo

Resumo

A gestão ambiental é assunto relevante. A análise das práticas decorrentes da legislação da Política Nacional de Meio Ambiente, nos cursos de graduação em administração, no que se refere à capacitação de docentes, de formação de discentes, se constituiu no objetivo deste estudo. Este se realizou no total das 15 instituições de ensino superior (IES) que integram o Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A pesquisa foi exploratória, com método qualitativo, por meio de entrevista com os coordenadores dos cursos de administração destas IES, na primeira fase. Tornou-se descritiva, com método quantitativo, em sua segunda fase. Os resultados mostram que somente uma destas IES capacitou cinco professores para ministrar disciplina, conforme legislação vigente. Oito oferecem disciplina específica. Os coordenadores apontam cinco fatores como de influência para a realização de TCC dentro do tema: existência de disciplina, avaliação, professores capacitados, pesquisa no tema e material educativo desenvolvido pela IES.

 


Palavras-chave

Ensino de administração; Interdisciplinaridade; Gestão ambiental


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