O ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE UMA UNIDADE FRIGORÍFICA

Ariosto Sparemberger, Luciano Zamberlan, Pedro Luís Büttenbender
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20030202008

Texto completo:

Artigo

Resumo

Este trabalho é o resultado de caso realizado na Unidade Frigorífica São Luiz Gonzaga pertencente à Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda - Cotrijuí (RS). Atua neste ramo desde 03 de outubro de 1989, sendo responsável pela industrialização de embutidos, defumados e cortes especiais de suínos. Este Frigorífico abate 450 suínos/dia e a industrialização dos produtos, marca TCHÊ e COOPER. Baseando-se no modelo Porter, foi estudado o uso de estratégias que vêm sendo empregadas nos últimos cinco anos, segundo a percepção de seus dirigentes, enfocando principalmente a questão custos, desenvolvimento de novos produtos e a busca de novos mercados. Verificou-se que ao utilizar a estratégia de custos, os dirigentes do Frigorífico vêm trabalhando voltados ao cliente ao oferecer seus produtos com preço inferior aos dos seus concorrentes mantendo a mesma qualidade. Ao desenvolver novos produtos observa-se a questão custos e as tendências do mercado. A busca de novos mercados mais uma das preocupações dos dirigentes do Frigorífico, ao tratar a questão como fundamental para a alavancagem da empresa. Pôde-se concluir que ainda restam algumas dificuldades, como a necessidade de recursos para atualização tecnológica dos equipamentos e a busca de novos mercados. Como metodologia básica que deu origem a este trabalho, resultou na pesquisa, a qual visou uma abordagem qualitativa e a sua análise focalizou as estratégias do Frigorífico Cotrijuí. O trabalho caracterizou-se por um estudo de caso, através de uma pesquisa exploratória e descritiva. Para o levantamento de dados, o instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado através do método de contato direto aos dirigentes do Frigorífico. Portanto, trabalhou-se com a percepção dos dirigentes da empresa acerca das estratégias do Frigorífico Cotrijuí, no período de 1996 a 2000. Sendo que para a análise e interpretação de dados utilizou-se o método análise de conteúdo.

 


Palavras-chave

Estratégia; mercado; produto


Compartilhe


Referências


ANSOFF, H. Igor. A nova estratã gia empresarial. Trad. Ant“nio Zoratto Sanvicente. Sa o

Paulo: Atlas, 1990.

ANSOFF, H. Igor. Administrac a o estratã gica. Sa o Paulo: Atlas, 1983.

ANSOFF, H. Igor. Estratã gia empresarial. Trad. Ant“nio Zoratto Sanvicente. Sa o Paulo: McGraw-Hill

do Brasil, 1977.

ANSOFF, H. Igor. Implantando a administrac a o estratã gica. 2.ed. Sa o Paulo: Atlas, 1993.

BRUYNE, Paul et al. Dinõmica de pesquisa em ciencias sociais: o polo da prõtica

metodologica. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRUYNE, Paul et al. Administrac a o: teoria, processo e prõtica. 2.ed. Sa o Paulo: Makron Books, 1994.

COBRA, Marcos. Administrac a o de marketing. 2.ed. Sa o Paulo: Atlas, 1992.

COBRA, Marcos. Administrac a o de vendas. 4.ed. Sa o Paulo: Atlas, 1994.

DESLANDES, Suely Ferreira et al. Pesquisa social: teoria, me todo e criatividade.

Petropolis, RJ: Vozes, 1994.

ETZIONI, Amitai. Organizac íes modernas. 5.ed. Sa o Paulo: Pioneira, 1976.

GHEMAWAT, Pankaj. A estratã gia e o cenó rio dos nego cios: texto e casos. Porto Alegre:

Bookman, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing. Ed.compacta. Sa o Paulo: Atlas, 1996.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princıpios de marketing. 7.ed. Rio de Janeiro:

Prentice-Hall do Brasil Ltda., 1998.

LAS CASAS, Alexandre L. Administrac a o de vendas. 4.ed. Sa o Paulo: Atlas, 1998.

MINTZBERG, Henry et al. Safó ri de estratã gia: um roteiro pela selva do planejamento

estrate gico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MONTGOMERY, Cynthia A. et al. Estratã gia: a busca da vantagem competitiva. 3.ed. Rio

de janeiro: Campus, 1998.

MORGAN, Gareth. Imagens da organizac a o. Sa o Paulo: Atlas, 1996.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouc as. Planejamento estratã gico: conceitos, metodologia

e prõticas. 6.ed. Sa o Paulo: Atlas, 1992.

OLIVEIRA, N. Braz de. Cooperativismo: guia prõtico. 2.ed. Porto Alegre: Organizac a o das

Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, 1984.

PORTER, Michael E. Competic a o = on competition: estrate gias competitivas essenciais.

Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PORTER, Michael E. Estratã gia competitiva: te cnicas para anõlise de indÂstrias e da concorrˆncia. 7.ed.

Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 15.ed.

Rio de Janeiro: Campus, 1989.

RICHARDSON, R.J. et al. Pesquisa social: me todos e te cnicas. Sa o Paulo: Atlas, 1985.

SANTANA, E. Alves et al. Cooperac a o e padra o de concorrencia na industria de carnes:

perspectiva diante da globalizac a o. 20 ENANPADA, p.17-27, set. 1996.

SINDICATO DA INDÑ STRIA DE PRODUTOS SUINOS NO ESTADO DO RIO GRANDE

DO SUL (1998). Programa de recuperac a o da competitividade do setor suinıcola do

Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

STONER, James A.F.; FREEMAN, R. Edward. Administrac a o. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC,

TRIVIN OS, Augusto Nibaldo Silva. Introduc a o ` pesquisa em ciencias sociais: a pesquisa

qualitativa em educac a o. Sa o Paulo: Atlas, 1987.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.