A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

Vera Lucia Bianchini Martins, Jucilene A. Arruda Monteiro
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20020101005

Texto completo:

Artigo

Resumo

Vive-se atualmente a era da informação. Tudo acontece rapidamente e, muitas vezes, não é tarefa fácil acompanhar a velocidade dos acontecimentos por não se estar devidamente preparado. Em vista disso, oportunidades e chances de progresso são desperdiçadas. Apesar de muito se ouvir falar em globalização, mercosul, competitividade e qualidade total, pouco se pára para analisar o reflexo que todos esses termos propiciam ao cotidiano pessoal e profissional do indivíduo. Embora o conceito de tais termos seja, em sua maioria, conhecido, nem sempre se sabe o que eles são capazes de envolver, mas é certo que fatos, situações e estudos aparentemente distantes do dia-a-dia do Administrador refletem intrinsecamente em suas decisões e negociações.
É o que se pode enfatizar quanto ao emprego do próprio idioma. A Língua Portuguesa é fator de máxima e peculiar importância na Administração, principalmente no que diz respeito à Administração de Recursos Humanos e à Administração Mercadológica.
Neste trabalho, o objeto de estudo e análise é principalmente a Administração de Recursos Humanos, as suas relações de causa e efeito no que se refere à utilização da língua materna e, também, a importância da língua portuguesa nesse nicho de mercado. Assim sendo, os tópicos abordados no referido trabalho são: A Língua Portuguesa nos processos de recrutamento, seleção, admissão, treinamento e demissão ; A Língua Portuguesa x Imagem x Qualidade Total; A importância da adequada abordagem nas redações comerciais e a Linguagem como fator de venda da imagem. Para comprovar tal importância, foram utilizadas as técnicas de questionário e entrevista, além de pesquisas e dados estatísticos obtidos na área.
A análise dos resultados obtidos, amparada por dados estatísticos e bibliografia específica, respalda a Língua Portuguesa como um agente impulsionador do sucesso administrativo.


Palavras-chave

língua portuguesa; informação; Administrador


Compartilhe


Referências


ABAURRE, Maria Luíza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana.

Português: Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000.

CORRADO, Frank M. A força da comunicação: quem não se comunica. Tradução

Bárbara Theoto Lambert. São Paulo: Makron Books, 1994.

MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 9.

ed. São Paulo: Atlas, 1995.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 3. ed. Campinas,

São Paulo: Papirus, 1999.

SANTOS, Eli Rozendo Moreira dos. Comunicação na pequena, média e grande

empresa. Rio de Janeiro: Tecnoprint Ltda., 1980.

BRASIL. Seminário sobre a língua portuguesa: desafios e soluções. São Paulo,

SP, 31 maio 1999. Disponível em:

. Acesso em: 18 abril 2002.

Jornal Diário do Pantanal. Campo Grande, MS, 25/26 maio 2002. Classificados:

Seção Negócio Fechado, p. 39.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.