Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica Jurídica do Curso de Direito (REJUR) possui como missão fomentar a produção científica nas áreas do Direito mediante o funcionamento como espaço interdisciplinar adequado à divulgação e debate de trabalhos de desenvolvimento teórico, teórico-empíricos e resenhas relacionadas à dinâmica social e à prática do Direito em todos os seus níveis.

Poderão ser aceitos para publicação outros tipos de colaboração, como entrevistas, traduções, fóruns e debates, casos e breves ensaios teóricos, desde que as propostas sejam apresentadas antecipadamente ao Conselho Editorial da Revista e consideradas adequadas à linha editorial da publicação.

O público-alvo do periódico é composto por pesquisadores, docentes e discentes da área do Direito e afins e por profissionais de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Editores
  • Júlio Bittencourt Silva
  • Marlon Cordeiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Publicar resenhas de obras atuais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Monografias CNEC

Editores
  • Júlio Bittencourt Silva
  • Marlon Cordeiro
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

DO PROCESSO

A REJUR utiliza o processo Double-Blind Review.

1) A primeira parte da avaliação é de responsabilidade da Comissão Editorial e consiste na verificação da adequação do artigo à política editorial da revista e sua elaboração de acordo com as instruções para apresentação e submissão de trabalhos. Nesta fase, o artigo poderá ser rejeitado caso seja verificado que não se adéqua à política editorial do periódico, não cumpre os requisitos estabelecidos nas instruções aos autores, possui problemas sérios de redação ou formatação, ou não contém suficiente mérito científico e tecnológico.

2) Os artigos aprovados na primeira fase da avaliação serão encaminhados a dois avaliadores cadastrados para análise e emissão de parecer de acordo com as áreas de especialidade e interesse. Caso haja discordância entre os pareceres dos avaliadores quanto à relevância de determinado trabalho, um terceiro avaliador será destacado para analisar o trabalho.

3) A avaliação do artigo será realizada com base em formulário próprio disponível no sistema OJS. O resultado da avaliação poderá ser: a recusa do artigo para publicação, sua recomendação com ressalvas e sua recomendação incondicional.

4) Os pareceres emitidos pelos avaliadores serão apreciados pelos autores, considerando-se: a avaliação geral do artigo, contribuições ofertadas para a melhoria do artigo, recomendações metodológicas, indicações de bibliografia complementar e sugestões para continuidade ou ampliação da pesquisa.

5) O parecer final de aceite ou recusa do trabalho está reservado ao editor. Com base nas avaliações realizadas, ele efetuará a comunicação da decisão ao(s) autor(es). Nos casos em que houver ressalvas, os autores terão prazo de 1 mês para efetuar as correções e o editor aguardará o envio da versão final do artigo para a emissão de parecer conclusivo. Uma vez aceito o trabalho, o(s) autor(es) será(ão) informados do número da revista em que o artigo será publicado e da data provável de publicação.

6) A Comissão Editorial da REJUR se reserva o direito de solicitar aos autores a submissão de seu trabalho ao Comitê de Ética de sua Instituição ou ao Comitê de Ética da FACECLA, caso considere que isto seja necessário.

 

DOS AVALIADORES

 

1) A REJUR mantém espaço dedicado ao cadastramento de pesquisadores e docentes nacionais e internacionais, de cursos de graduação e pós-graduação em Direito ou áreas correlatas, interessados em exercer o papel de avaliadores da Revista, o qual pode ser acessado AQUI.

2) Os interessados deverão criar um nome de usuário e senha e indicar sua intenção em participar do processo de avaliação de artigos para a Revista. Deverão preencher os dados biográficos com a última titulação, vínculo institucional, áreas de competência e experiência acadêmica. Uma vez cadastrados, as informações fornecidas permanecerão em banco de dados da REJUR e poderão ser modificadas ou atualizadas pelo candidato conforme o seu interesse.

3) Todas as candidaturas serão analisadas pelo Conselho Editorial da REJUR tendo como base: titulação, experiência acadêmica e área de competência/interesse do candidato; o nível de envolvimento e participação em projetos de pesquisa e eventos da área; a relevância quantitativa e qualitativa da produção bibliográfica.

4) Os candidatos selecionados como avaliadores da REJUR receberão uma comunicação solicitando a aceitação da condição de avaliador e atestando o conhecimento das normas e procedimentos da Revista. Uma vez dado o aceite, o avaliador se coloca à disposição para efetuar a análise de um ou mais artigos submetidos à Revista sem qualquer tipo de remuneração ou contraprestação econômica.

5) Os avaliadores poderão recusar-se a analisar um ou mais artigos, na medida em que acreditem não possuir a disponibilidade ou o conhecimento necessários. Para isso, deverão informar a recusa ou indisponibilidade o mais breve possível.

6) A REJUR reserva-se o direito de desligar da Revista os avaliadores que não cumpram os prazos de avaliação estipulados e/ou produzam avaliações de má qualidade, pouco ou nada relevantes para a melhoria dos artigos revisados e a construção do conhecimento em Administração.

7) O avaliador que, por qualquer motivo, não for capaz ou não tiver interesse em permanecer como avaliador da REJUR poderá, em qualquer momento, solicitar a retirada de seu cadastro do banco de dados da Revista, desde que quitadas todas as obrigações de avaliação contraídas para com a Revista.

8) Os avaliadores que manifestarem interesse poderão ser convidados a compor o Conselho Editorial da REJUR e/ou a desenvolver outros projetos de interesse da publicação.

9) A REJUR manterá registro atualizado dos avaliadores ativos, publicado na página web da revista, além de possibilitar que o próprio avaliador emita um certificado de sua participação como avaliador de trabalhos específicos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Conselho Editorial

Francisco da Cunha e Silva Neto, Faculdade Cenecista de Campo Largo
Luiz Otávio Pimentel, Universidade Federal de Santa Catarina
Antônio Carlos Efing, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Jussara Maria Leal de Meirelles, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Paulo Eduardo de Oliveira, Faculdade Cenecista de Campo Largo e Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Eduardo Oliveira Agustinho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Alexandre Hamilton Santos, Centro Universitário Euro-Americano
Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva, Universidade Federal Fluminense
Marcia Carla Pereira Ribeiro, Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Ivan Simões Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Hilda Helena Soares Bentes, Universidade católica de Petrópolis - UCP
Marcos Wachowicz, Universidade Federal de Santa Catarina
José Ribas Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Raimundo Araújo Neto, Opet
Dario Eduardo Amaral Dergint, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR