APONTAMENTOS E REFLEXÕES: TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria Cecília Marins de Oliveira, Marilei Andrade Skrzypietz Bülow

Resumo

O estudo inscreve-se na temática sobre a formação de professores, trazendo apontamentos e reflexões sobre o Curso de Pedagogia, como ele surgiu e desenvolveu-se no Brasil. Procurou-se comentar e analisar aspectos da formação de professores, buscando traçar a trajetória do curso destinado a esta formação. O estudo desenvolveu-se no Núcleo de Pesquisa do Curso de Pedagogia, da Faculdade CNEC Campo Largo, integrado por professores da área e de outras áreas, bem como alunos que se envolveram no levantamento de informações e dados, sobre a trajetória dos cursos de formação através das escolas normais e do curso de Pedagogia. Isto porque, para se abordar a trajetória de organização do Curso de Pedagogia, não se pode deixar de lado suas raízes, sedimentadas ao longo da trajetória das escolas normais. A metodologia contou com a aplicação do método bibliográfico, buscando levantar informações e dados sobre a temática, notadamente sobre o Curso de Pedagogia. Por meio deste estudo procurou-se retratar os desafios enfrentados pelos educadores e estudiosos para organização de um curso específico de formação de professores, em meio aos acontecimentos políticos e políticas públicas traçadas para a área da educação.