A COMUNICAÇÃO NO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO TI-NEGÓCIO: O PAPEL DAS CONVERSAÇÕES E SUAS COMPETÊNCIAS

Luís Kalb Roses, Jean Carlos Borges Brito, Gentil José de Lucena Filho

Resumo


O objetivo deste ensaio teórico é o desenvolvimento de um modelo de conversações entre gestores de TI e Negócio para o alinhamento estratégico entre as suas áreas. A teoria desse alinhamento destaca a importância da comunicação entre as áreas de TI e Negócio, que na sua dimensão social é explorada neste estudo sob o enfoque das conversações entre os seus gestores. O modelo proposto de conversações prevê a influência positiva das conversas estratégicas entre gestores de TI e Negócio no alinhamento estratégico entre as suas áreas, das competências conversacionais – comunicação efetiva e compromissos – nessas conversas estratégicas e da comunicação efetiva sobre os compromissos que eles estabelecem. A comunicação efetiva entre gestores de TI e Negócio é caracterizada pelo falar e escutar efetivos, bem como pelo expor e indagar produtivos, enquanto seus compromissos são caracterizados pelos pedidos, ofertas e promessas.


Palavras-chave


alinhamento estratégico TI-negócio; dimensão social; comunicação; conversas estratégicas; competências conversacionais

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DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2014.1303003