Sobre o conteúdo desta edição

Alexandre Reis Graeml
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2008.070202

Resumo

Nesta segunda edição de 2008, a Revista Eletrônica de Sistemas de Informação apresenta nove artigos, a maioria dos quais de autores com grande penetração em nossa comunidade científica. Isto nos orgulha, porque percebemos que a revista está sendo valorizada pelos pesquisadores da área.

André Luis Marra do Amorim, Gustavo Abib e Sergio Bulgacov nos brindam com o seu artigo “Comunicação Organizacional e Processo Decisório em Cooperativa”. Talvez alguns leitores estranhem, em um primeiro momento, o fato de um artigo com esta temática ser publicado em uma revista com foco em sistemas de informação. A estes, lembramos que a comunicação é um dos principais objetivos dos sistemas de informação implementados nas organizações e, em quase todas as situações, os sistemas existem para suportar processos decisórios. Assim, os achados desta pesquisa são de muito interesse para a área. 

Osvaldo Garcia e Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha trazem à tona uma discussão cada vez mais relevante na área em seu artigo “Decorrências da Utilização de Tecnologia de Informação Móvel e Sem Fio em uma Concessionária de Energia”, qual seja a compreensão da forma como os indivíduos e organizações se apropriam das tecnologias a que são expostos, nem sempre o fazendo de acordo com as intenções prévias dos seus implementadores.

Marcia May Gomel e Roberto Sbragia compartilham os resultados de uma extensa pesquisa sobre a inserção das empresas brasileiras no mercado global de software em seu artigo “Os Processos Produtivos e as Exportações da Indústria Brasileira de Software”.

Licélia de Lima Mendonça e Marie Anne Macadar discutem a utilização de sistemas de informação no planejamento de políticas públicas municipais, em seu artigo "A importância dos sistemas de informação para o planejamento de ações e políticas de saúde nos PSFS do município de Porto Alegre".  

Samuel Diego Sandri exercita o uso de uma ferramenta gratuita de mineração de dados para extrair informações de uma base de dados primários, coletados a partir de mais de quinhentos questionários com usuários de telecentros em Curitiba. Seu artigo é o “Data Mining – Aplicação em uma Base de Dados Real com Dados de Usuários dos Faróis do Saber”

Marco Antônio Pinheiro da Silveira, Elisabete Camilo Rigolon Lança, André Luiz Pestana e Cláudio Pereira dos Santos, com seu artigo “Indicadores para o uso de sistemas interorganizacionais e relacionamento em rede entre empresas”, discutem a difícil questão de integração entre empresas em cadeias de suprimentos complexas e colaborativas, com base em um estudo de caso em empresa do estado de São Paulo.

Leandro Wzorek, Denis Alcides Rezende e Jefferson Marcel Gross Mendes demonstram, mais uma vez, preocupação com o uso de sistemas de informação pelo poder público em seu artigo “Sistemas de Informação de Apoio à Decisão e suas Relações com Processos Decisórios: Estudo de Caso em um Município Paranaense”.

Esta edição também traz dois ensaios interessantes: Milton Adrião apresenta o instigante ensaio teórico “Padrões Tecnológicos e a Produção Social da Tecnologia” enquanto Manoel Veras Sousa Neto e Josué Vitor Medeiros Junior adotam uma perspectiva bastante pragmática ao discutir as possibilidades recentes de gestão por processos com o advento de abordagens como SOA, no artigo “Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto”.

 

Enfim, são nove belos artigos, provenientes de autores de nove instituições de ensino distintas (UFPR, UFRGS, PUC-PR, USP, UERGS, UTFPR, USCS, Positivo e UFRN), de diversas partes do país, o que demonstra a inserção que a revista está conseguindo obter.

 

Boa leitura.

 

Alexandre R. Graeml

Editor Chefe



Compartilhe