Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica de Sistemas de Informação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) Os artigos enviados à Resi devem ser inéditos e não podem estar sob avaliação para publicação por outro periódico científico, aceitando-se, contudo, que já tenham sido apresentados anteriormente em congresso, simpósio ou outro evento de caráter científico.

2) A submissão de artigo à Resi implica imediata autorização de sua publicação, caso aceito o artigo pela Revista, sem qualquer tipo de remuneração ou contraprestação econômica ao(s) autor(es), avaliadores e editor(es).

3) Os artigos e outras contribuições podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol e devem expor as idéias de maneira estruturada e em linguagem clara e objetiva.

4) O conteúdo, estilo e adequação às normas gramaticais do idioma dos artigos (português, inglês ou espanhol) são de exclusiva responsabilidade dos autores, sendo recomendada revisão prévia.

5) Os artigos direcionados à apreciação da revista são submetidos à análise do editor, que pode desqualificá-los sumariamente, se considerar que não atendem à linha editorial da revista ou não apresentam qualidade mínima para serem submetidos à revisão pelos pares. Tendo passado pela triagem editorial preliminar, os artigos são submetidos à avaliação pelo processo de double blind review. No caso de discordância entre os dois avaliadores originalmente convocados para emitir parecer sobre o trabalho, um terceiro avaliador pode ser acionado ou o editor encarregado poderá decidir pela inclusão ou não do trabalho na Resi.

6) O(s) autor(es) devem rever as edições anteriores da revista e, no caso de encontrarem artigos que tratem da mesma temática, justificar (dentro do próprio trabalho, na seção de revisão de literatura, ou, eventualmente, em carta endereçada ao editor) o motivo de se insistir na discussão do assunto, explicando de que forma o novo trabalho se diferencia dos anteriormente divulgados na RESI.

7) Os artigos submetidos à RESI, a partir de outubro de 2012, devem ter no máximo três autores. Não serão aceitos artigos com mais do que três autores a não ser que sejam claramente indicados os motivos da necessidade de mais autores para a execução da pesquisa, o que será avaliado pelo editor responsável pela edição, que decidirá sobre se o artigo deve ser enviado para o processo de avaliação pelos pares.

8) Se houver mais de um autor para o artigo, todos devem ter seus nomes registrados no sistema e associados à submissão desde o início. Não é admitida a inclusão de coautores a posteriori.

9) A forma de submissão de artigos é exclusivamente por meio da plataforma OJS (Open Journal System) da revista. Deve ser utilizado o template disponível no topo da página (.doc, .odt ou .rtf) como base para a preparação do artigo, para garantir a padronização de formato.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, de autoria própria e inédita (salvo pela eventual apresentação em evento científico), e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (e não ultrapassam 3MB) e foi utilizado o template disponibilizado no topo da página.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no MS Word, garantindo desta forma o critério de sigilo adotado pela revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  5. O artigo possui no máximo três autores (os dados de todos precisam ser incluídos no sistema, com indicação de afiliação). Esta restrição pode ser desconsiderada, no caso de os autores justificarem, em comentário ao editor registrado por ocasião da submissão do artigo, os motivos de haver número maior de autores para a consecução da pesquisa, os quais serão avaliados pelo editor responsável pela eição em questão.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Eletrônica de Sistemas de Informação (RESI) o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o seu livre compartilhamento, desde que com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.

    1. Os autores e a Revista Eletrônica de Sistemas de Informação (RESI) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, em bases de dados que congregam periódicos científicos etc.), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.

    1. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar a visibilidade do trabalho (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nos cadastros da Resi serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação ou para divulgar outras informações de interesse acadêmico/científico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.