Palavras dos editores

Nelkis de la Orden Medina, Jorge M. Barreto
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2005.040201

Resumo

Este número da revista RESI está sendo editado em conjunto por mim e pelo novo editor Jorge Muniz Barreto. A revista tem agora nova sede, o Departamento de Informática e de Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina.

No que a me diz respeito, tenho a satisfação após estes 4 anos de trabalho de ter contribuído no lançamento e consolidação da revista, a qual considero uma ferramenta útil no âmbito universitário. Agradeço a todos os que fizeram possível a realização deste projeto: aos membros do conselho editorial, ao corpo de avaliadores e principalmente aos autores de trabalhos publicados.

Gostaria de agradecer ao novo editor sua excelente disposição para aceitar este desafio e lhe desejo uma gestão editorial de muito sucesso. Tenho a certeza que estamos iniciando uma nova etapa da revista que permitirá um crescimento maior da mesma, na qual continuaremos a colaborar de forma permanente.

Campo Largo, dezembro de 2005.

Nelkis de la Orden Medina
Editora-Chefe

Repletos de idealismo iniciamos com a edição 6 da Revista Eletrônica de Sistemas de Informação nossa atuação como Editor-Chefe. Esperamos honrar os sucessos obtidos pela revista nos cinco números anteriores, e tornar RESI, cada vez mais útil a seus leitores. Para isto temos planos e contamos além do Conselho Editorial e Revisores, ouvir também a opinião dos leitores de modo informal. Para isto criamos um MSN-Space onde os leitores poderão colocar suas sugestões (operacional) e conhecer alguns membros tanto do conselho como revisores. Para vê-lo acessem:
http://spaces.msn.com/members/resireveletron

Os trabalhos apresentados dão continuidade ao estilo das edições anteriores. São seis artigos, abordando assuntos relacionados à Sistemas de Informação.

Estes artigos enriquecem o acervo de trabalhos publicados na revista RESI e mostram o panorama das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Brasil e países amigos.

Dentre os planos para o ano vindouro temos:

1,Edição Especial:
Inauguração de Edições Especiais, com artigos de um campo selecionado dos Sistemas de Informação, com Editor Convidado. Para o ano de 2006 está prevista uma edição especial sobre Sistemas de Informação em Saúde, para qual foi convidada a Dra Maria Aparecida Fernandes Almeida, professora da PUC-MINAS. A professora tem dois Mestrados, um em Engenharia Biomédica e o outro em Ciências de Computação, e é Doutora em Ciências de Computação. Recentemente, esteve envolvida no estabelecimento de Diretrizes para Cursos de Graduação em Engenharia Biomédica. Acreditamos ser ela perfeitamente qualificada para a tarefa.

2.Tutoriais:
O assunto dos tutoriais deve ser algo moderno em que falte bibliografia disponível e seus autores deverão ter notório saber no assunto. Os autores serão escolhidos pelo Conselho Editorial.
Desconhecidos dos membros do Conselho poderão fazer proposição de Tutorial mediante contacto prévio com seu Presidente, se candidatando para apresentar o Tutorial mediante contato prévio.

3.Resenhas de livros:
Pequeno artigo de no máximo duas páginas, descrevendo o livro e com opinião do autor. Poderá haver mais de uma resenha para o mesmo livro. Também neste caso ´é para evitar que Resi se transforme em instrumento de publicidade das editoras. Os autores serão escolhidos pelo Conselho Editorial. As editoras que estiverem interessadas em ter livros com resenha apresentada em RESI deverão contactar o editor Chefe.

Esperamos estar contribuíndo para que o resultado de pesquisas de qualidade sejam difundidas onde elas foram geradas por um instrumento de qualidade, por um órgão de divulgação de seus resultados com grande difusão, bem como com certificado de qualidade de todos os trabalhos terem passado pelo processo de revisão.

Editor Chefe
Jorge M.Barreto



Compartilhe