ALTERNATINAS DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cinara Andrea Bispo de Souza

Texto completo:

PDF

Resumo

Atrair a atenção dos alunos para o ensino de Ciências Naturais atualmente tem sido um desafio para os professores. A disciplina é considerada monótona e chata pelos alunos que apenas decoram os conteúdos para cumprir as obrigações das avaliações. Aliar a teoria à prática, além de ser um dos objetivos da Ciência despertam nos alunos o senso de observação, curiosidade, estimulando o raciocínio. O professor não deve se ater somente ao livro didático, mas pesquisar novas metodologias de ensino. As aulas práticas despertam nos alunos: curiosidade, observação, integração, capacidade de formular hipóteses e apresentar soluções. O presente trabalho apresenta sugestões de modelos de aulas práticas de fácil acesso, adaptáveis à sala de aula, que dispensam o uso de laboratório com o objetivo de estimular a realização de práticas no contexto do ensino fundamental, propondo sugestões de modelos que utilizem materiais de fácil acesso, adaptáveis a sala de aula. Os estudos foram desenvolvidos a partir da metodologia de revisão bibliográfica em livros e bibliotecas virtuais e conclui que os livros didáticos apresentam poucas ou nenhuma alternativas de práticas e que é possível a realização de aulas práticas que dispensam o uso de laboratórios, com materiais de fácil acesso e baixo custo.



Compartilhe


Referências


BUENO, R. e KOVALICZN, R. O ensino de ciências e as dificuldades das atividades experimentais. Disponível em:< www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>. Acesso em 09 de maio de 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Ministério da Educação – Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental. v.4, p 41-54. 1997.

CARO, C. et al. Construindo Consciências. 1ª edição. São Paulo 2010.Scipione..

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo. 2004. p. 1

Conhecendo nosso sistema nervoso. Portal do professor. Disponível em:< http://portaldoprofessor.mec.gov.br>. Acesso em 05 de março 2011.

Conhecendo nossa circulação. Portal do professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html. Acesso em 05 de maio 2011.

Espirômetro de bolha de Sabão. Disponível em < http://www.clubedasciencias.org.> Acesso 22/09/2011

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1975.

GEWANDSZNAJDER, F. Ciências – nosso corpo. 8º ano. 3ª edição. Ed. Ática. São Paulo, 2009.

HOERNING, A. M e PEREIRA, A. B. As aulas de ciências iniciando pela prática: o que pensam os alunos. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências. Nº 3 V. 4. 2004.. Disponível em: Acesso em 09 de maio de 2010.

Observando a circulação. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2011.

Os objetivos das Ciências. Disponível em:< http://www.inf.ufsc.br>. Acesso em 13 de maio de 2011.

PEREIRA, A. M., SANTANA, M. e WALDHELM, M. Coleção Pespectiva Ciências. V. 3. Editora do Brasil. São Paulo 2009.

KRASILCHIK, M. Reforma e Realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.1, 2000. Disponível em:. Acesso em: 15 set.2008.

Revista Nova Escola. Edição 215, setembro 2008. Disponível em:< http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/tudo-pratica>. Acesso em 07 de outubro de 2011.

Smart kids. :Disponível em:< http://smartkids.com.br/passatempos/sistema-respiratorio-sucata.html> Acesso em 30 de agosto de 2011