A contribuição do estágio para a prática docente na visão do aluno-estagiário

Elaine Cristina Gonçalves, Adrianna Fabiani Benato

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Resumo

O referido artigo aponta como preocupação primordial analisar a contribuição do estágio para a prática docente na visão do aluno-estagiário, a partir do item “Avaliação de Estágio”, presente no Relatório Final, referente aos Anos Inicias do Ensino Fundamental, da Faculdade Cenecista Presidente Kennedy – FACECLA, entre os anos de 2010 e 2011. O objetivo geral foi o de compreender de que forma o estágio interfere e contribui para a prática docente dos alunos do curso de pedagogia da referida instituição de ensino. O estudo em si, iniciou-se com a preocupação em entender como a disciplina de estágio processou-se historicamente no curso de pedagogia, para isso, levantou-se fatos sobre o curso no Brasil, utilizando como fundamentação teórica Silva (1999) e Furlan (2005). Em seguida buscou-se entender as contribuições da disciplina para a formação docente, tomando como base teórica Pimenta (2009). E por fim, analisou-se como ocorre a prática de Estágio e sua contribuição para as alunas da FACECLA, fundamentando-se em autores como Neto (2002) e Pimenta (2009). O encaminhamento metodológico deu-se por abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica com análise documental dos relatórios de estágio apresentados pelas referidas alunas dos anos mencionados acima, destacando o item “Avaliação de Estágio” que diz respeito a um dos pontos que compõem a elaboração do relatório final, apresentado como avaliação formal da disciplina. Dando continuidade ao encaminhamento metodológico, optou-se a partir da análise documental, a divisão por categorias de estudo, dispostas na seguinte ordem: Importância e obrigatoriedade da prática de Estágio: exercícios para a formação profissional e Pareceres referentes às Orientações de Estágio. Dessa forma, conclui-se que a disciplina de estágio, dentro do Curso de Pedagogia, deve ter como preocupações essenciais passar para o aluno que teoria e prática são indissociáveis e que a experiência vivida por eles serve que ancora para as decisões sobre a futura profissão.

Palavras-chave: Estágio docente, formação de professores e contribuições à prática discente.



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