CONCEITOS PIAGETIANOS EM PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA EJA

Ricardo de Souza Machado

Texto completo:

PDF

Resumo

  

 

 

A educação no Brasil vem sofrendo mudanças lentas devido às tradições seculares historicamente muito fortes na sociedade, e para acompanhar as transformações observadas nas sociedades e no mundo nos últimos anos, tornou-se essencial e pertinente que professores e alunos possam trabalhar conjuntamente buscando novas metodologias e ferramentas através da ampla utilização de projetos inter ou mesmo transdisciplinares, buscando sempre avançar progressivamente a partir desse projeto inicial com intercâmbio de ideias em grupos, o que se torna indissociável em relação à qualidade do ensino, imprescindível, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia a partir de pesquisas de âmbito escolar.

Neste sentido, em razão da grande fragmentação das disciplinas, inclusive em relação aos horários de aula, a organização de um projeto poderá se voltar para um currículo mais humano que contemple todas as disciplinas, sem jamais abandonar as sondagens constantes dos alunos para que eles participem de forma efetiva das pesquisas em grupos.

Afinal, é bastante comum alunos não terem os pré-requisitos para trocas de informações entre eles e os professores, e isso ocorre, em grande parte, por não se levar em consideração os saberes essenciais para tais trocas apesar de inúmeros trabalhos de pesquisa feitos por autores como Piaget há décadas, mas que no Brasil ainda faltam muito para ser contemplados em sala de aula.



Compartilhe