PEDAGOGIA SOCIAL: EM DEFESA DOS "FUTRICAS"

Luciano José Okraska

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Resumo

O presente artigo busca, fundamentado sobretudo na obra “Pedagogia dos Conflitos Sociais” do professor Oder José dos Santos, enfatizar e focar a camada social por ele determinada “futrica” e apontar de que forma a Pedagogia Social vem atuando, ou pelo menos buscando atuar com esta classe social historicamente excluída, à margem do mínimo necessário para se levar uma vida íntegra. Este artigo busca também apontar as incontáveis adversidades pertinentes à desigual história sócio-econômica de classes no Brasil, notoriamente constituída por massivas camadas de analfabetos, crianças de rua, viciados, detentos, indígenas, membros de movimentos que buscam por justiça social - como é o caso do MST- Movimento dos Sem Terra, cidadãos da terceira-idade, entre outros de igual representatividade e que, como os demais orbitam o mundo que podemos chamar de ideal. Este presente artigo também pretende historicizar a Pedagogia Social mundial e brasileira procurando entender as suas especificidade e configuração e finalmente questiona os rumos futuros desta área de atuação que, como ciência, pode ser considerada relativamente nova no meio acadêmico.

Palavras chave: Pedagogia Social, futricas, conflitos sociais, exclusão social, classe social, analfabetos, mundo ideal.



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