EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM ATRAVÉS DA EaD (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) VIA WEB

Ricardo Rosa Marcelo

Texto completo:

PDF

Resumo

Este trabalho apresenta uma brevereflexão sobre educação continuada do enfermeiro através da Educação àDistância (EaD) via web como instrumento de atualização profissional.Entende-se que o aprimoramento profissional é muito importante em qualquerárea, e como nosso foco é o profissional enfermeiro, que enfrenta algumas dificuldadescomo sobrecarga de trabalho, trabalhar em diversos hospitais pelo saláriodefasado, cursos caros, entre outras atividades, a partir do momento em que eleestá bem qualificado, quando do exercício de seu trabalho, garante a segurançade seus pacientes/clientes em busca da qualidade e excelência no serviçoprestado sendo um diferencial no mercado de trabalho. Este trabalho tem por objetivoprincipal demonstrar a importância da educação àdistância via web para a formação continuada do enfermeiro afim de que possater um bom desempenho da profissão. E para que tal objetivo fosse alcançado,foi preciso conceituar o que é educação à distância; pesquisar algumasinstituições que proporcionam cursos de educação à distância voltados para aeducação continuada do enfermeiro; aprofundar sobre a importância educaçãocontinuada para a vida profissional do enfermeiro.


Compartilhe


Referências


AbraEAD. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a Distância. Educação corporativa. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2012.

COFEN – Conselho Federal de Enfermagem. Dados estatísticos sobre os profissionais de enfermagem do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 13 Jul. 2011.

COREN/SP. História da enfermagem, dados estatísticos e Código de ética do profissional de Enfermagem. Disponível em: . Acesso em: 13 Jan. 2012.

EAD FIOCRUZ. Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) - Cursos de aperfeiçoamento e especialização na modalidade Educação a Distância. Disponível em: . Acesso em: 19 Jan. 2012.

FIOCRUZ. Fundação Osvaldo Cruz – Histórico da Instituição. Disponível em: . Acesso em: 19 Jan. 2012.

MYNAIO, Maria C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec; 2006.

PORTAL EDUCAÇÃO. Cursos, histórico e demais informações. Disponível em: . Acesso em: 19 Jan. 2012.

PROGRAMA PROFICIÊNCIA. Cursos, histórico e demais informações. Disponível em: . Acesso em: 19 Jan. 2012.