CHEGA DE BULLYING! A PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA A PREVENSÃO DO BULLYING EM ESCOLAS DE MEIO RURAL

Fabio Fernandes Villela

Texto completo:

PDF

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar a produção e difusão de material didático vinculado ao projeto desenvolvido no âmbito dos Núcleos de Ensino da Unesp intitulado: Educação Cooperativa e Novas Tecnologias: Projeto de Prevenção ao Bullying Escolar entre Jovens de Escolas de Meio Rural através do Uso de Novas Mídias Sociais, durante o ano de 2014. Esse projeto teve por objetivo desenvolver tópicos da área de educação cooperativa para alunos, em situação de bullying escolar, regularmente matriculados em uma escola municipal de São José do Rio Preto – SP, através do Centro Virtual de Estudos e Culturas do Mundo Rural.



Compartilhe


Referências


ALBONORZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Coleção primeiros passos; 171) 4ª reimpressão da 6ª edição de 1986.

APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2005.

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber. 11. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2011.

CAVALCANTI, M; NEPOMUCENO, C. O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos: Em Busca de Novos Paradigmas na Educação Física. 2. ed. Campinas: Papirus, 2008.

EDUCASTUR. Comunidad Educativa de Blogs. Portal Educastur. Net, Espanha, 2010. Disponível em < http://blog.educastur.es/>. Acesso em 25 jan. 2010.

GASPARIN, João L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Revista. Campinas: Autores Associados, 2013.

GIMENO SACRISTAN, J. Materiales y textos: contradicciones de la democracia cultural. In: GARCIA MINGUEZ, J.; BEAS MIRANDA (Orgs.). Libro de texto y construcción de materiales curriculares. Granada: Projectos Sur, 1995.

HERNÁNDEZ, F.; RODRIGUES, J. H. Transgressão e mudança na educação: os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HOLZMANN DA SILVA, Lorena. Novas tecnologias. In: In: CATTANI, Antonio David (Org.). Trabalho e tecnologia: dicionário crítico. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 169-173.

JARDIM ALVORADA ganha Complexo Educacional Núcleo da Esperança. Jornal DHoje Interior. 17 de março de 2014. Disponível em: < http://dhojeinterior.com.br/jardim-alvorada-ganha-complexo-educacional-nucleo-da-esperanca/ >. Acesso em: 18 março de 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papiros, 2007.

LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001.

_____. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

_____. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo

Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998.

OLIVEIRA, Paulo de Salles. Cultura solidária em cooperativas: projetos coletivos de mudança de vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

POCHMANN, Marcio (Org.). Desenvolvimento, trabalho e solidariedade: novos caminhos para a inclusão social. 1. ed. São Paulo: Cortez: 2002.

RECH, Daniel. Cooperativas: uma alternativa de organização popular. DP&A: Rio de Janeiro, 2000.

SCHNEIDER, José Odelso (Org.). Educação cooperativa e suas práticas. Brasília: Sescoop, 2003.

SEQUEIROS, Leandro. Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Elvis R. L. da. Materiais didáticos e as múltiplas linguagens no ensino de História dos anos iniciais. In: Anais do XXVII Simpósio Nacional de História da Anpuh: Conhecimento Histórico e Diálogo Social. Natal – RN, 2013. Disponível em: < www. http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371147152_ARQUIVO_TEXTOANPUH2013MateriaisdidaticoseasmultiplaslinguagensnoensinodeHistoriadosanosiniciais.pdf >. Acesso 12 out. 2014.

SMCS-SJRP-SP. Núcleos da Esperança. Portal da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – SP. Net, São José do Rio Preto – SP, 2013. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=VYkp1YHv8uc >. Acesso 30 jan. 2014.

_____. Prefeito participa de inauguração do Núcleo de Mediação. Portal da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – SP. Net, São José do Rio Preto – SP, 2014. Disponível em: < http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=122526 >. Acesso 30 jan. 2014.

SME-SJRP-SP. Núcleos da Esperança. Portal da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – SP. Net, São José do Rio Preto – SP, 2014. Disponível em: < http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/subportais_Show?c=35151 >. Acesso 28 jan. 2014.

SOLER, Reinaldo; SOLER, Sylvia Syrdahl. Alfabetização cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.

SOLER, Reinaldo. Jogos cooperativos. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006a.

_____. Jogos cooperativos para educação infantil. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006b.

_____. Educação física uma abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006c.

Autor, COSTA, F. S. Os caipiras e suas representações: estudo sobre o preconceito contra a origem geográfica e de lugar em jovens de escolas de meio rural para a formação de professores em educação do campo In: BEZERRA NETO, L. (Org.). Anais do II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo, 2013, São Carlos - SP.

Autor. Centro virtual de estudos e culturas do mundo rural. 2014. (Projeto de Ensino). Net, São José do Rio Preto – SP, 2014. Disponível em: . Acesso em 01 mar. 2014.

_____. Novas ruralidades e mundo do trabalho: estudo das representações sociais de jovens de escolas de meio rural através do uso de mídias sociais. 2013-2015. (Projeto de Pesquisa do Plano Global de Atividades). Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto.

_____. A formação de intelectuais e a organização do trabalho pedagógico. 2010-2012. (Projeto de Pesquisa do Plano Global de Atividades). Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto.

_____. A formação de intelectuais e a organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo. 2010-2011. (Programa Primeiros Projetos). Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (PROPe), 2010-2011.

_____. Indústria da construção civil e reestruturação produtiva: as novas tecnologias e seus modos de socialização construindo as cidades contemporâneas. São Paulo: Livrus, 2012.

_____. Educação e tecnologias: mutirão de sociologia – blog de aula. 2010. (Projeto de Extensão). 2010. (Projeto de Extensão). Net, São José do Rio Preto – SP, 2010. Disponível em: . Acesso em 25 mai. 2012.

_____. A escola da justiça global. 2009. Supervisão: Profª. Drª. Liliana Rolfsen Petrilli Segnini. Monografia (Pós-Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.