PERSPECTIVAS SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR

Marilurde Oliveira Rezende de Souza

Texto completo:

PDF

Resumo

Este artigo objetivou, principalmente, verificar como está sendo entendida a avaliação escolar no começo do século XXI, quais foram as mudanças ocorridas neste período, qual a visão dos teóricos da educação sobre a avaliação e quais os benefícios que ela pode trazer aos educandos. O papel da avaliação tem sido cada vez mais importante e as tradicionais maneiras de compreender a avaliação são incapazes de oferecer um quadro satisfatório de compreensão das funções que ela crescentemente vem adquirindo. É sintomático, que não sejam os professores, os que hoje mais se empenhem em dinamizar os usos da avaliação nos domínios restritos de suas salas de aula e nos contatos diretos com os alunos. A avaliação ultrapassa amplamente os âmbitos das aprendizagens. Ela hoje se estende aos domínios de todas as produções sociais, das políticas públicas, especialmente das educacionais.

 

Palavras-chave: Avaliação; Escola; Aprendizagem.