REFAZER O MEU, O SEU E O NOSSO PERCURSO DOCENTE NA INTERAÇÃO COM OS ESTUDANTES DIRECIONA O ENSINAR E APRENDER COM ORIGINALIDADE

Rosangela Inês Matos Uhmann

Texto completo:

PDF

Resumo

O presente artigo é resultado de muita reflexão da própria prática pedagógica instigada durante as aulas de “Paradigmas do Conhecimento”. Reflexão que se configurou a partir da análise de múltiplos textos, conforme retrospectiva relativa em épocas, espaços e tempos históricos. Fazer parte do número considerável de professores de química, enquanto razão de ser, parece notório, mas não suficiente. A produção do presente texto tem por meta levantar questões no que tange a crise paradigmática; na falta de reflexão, principalmente por parte do educador, quanto ao planejamento e desenvolvimento de suas aulas, no modo de ensinar e aprender, na originalidade, nas considerações sobre problemas sócio-ambientais, entre outros. Neste sentido, se adentra em muitas interrogações permeadas por um contexto bem complexo, no qual é preciso cada vez mais pesquisar para melhor educar. O artigo aborda três possíveis investigações; a primeira percorre a própria prática pedagógica, enquanto que a segunda descreve/trancreve algumas considerações sobre o coletivo educacional e, por último se lança à rede pedagógica sobre o emaranhado de educadores, no qual sou parte integrante, sendo que nesse a construção escrita de saberes é mais intensa. Ao finalizar, sei que ficam/ficaram muitas questões em aberto, a começar pelo lançamento da rede, que atingiu águas nunca antes navegadas e, que talvez não tivesse somente o meu domínio, enquanto educadora!

 

Palavras-Chave: rede pedagógica; ações reflexivas; ensinar e aprender.

 



Compartilhe