A "BOA CRECHE" DO PONTO DE VISTA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Roseli Nazario

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Resumo

Este artigo se propõe a discutir as representações formuladas por um grupo de professoras da educação infantil sobre a ”boa creche„. Por meio de um conjunto de depoimentos e análises de diferentes produções teóricas pertinentes à área de educação da pequena infância, procurou-se verificar onde buscam e quais são os subsídios utilizados por elas no momento em que atribuem suas opiniões sobre qual seja a instituição ” ideal„ para crianças menores de 7 anos. Os dados colhidos possibilitaram verificar alguns aspectos significativos no que se refere à compreensão que estas professoras tem acerca da criança como um ser competente, que vem ganhando espaço no cenário sócio-histórico do qual participa, neste estudo: a creche. Também apontaram alguns indicativos que permitem verificar a função atribuída ao planejamento e ao registro na educação infantil, bem como a necessidade da organização de tempos e espaços destinados às professoras, para que possam refletir sobre suas práticas cotidianas.

 

Palavras chave: Professoras da Educação Infantil, Boa Creche, Avaliação.