Mapa estratégico para uma indústria do setor lácteo

Silvana Anita Walter, Rosane Maria Simon Vedovatto, Tatiana Marceda Bach
DOI: https://doi.org/10.5329/10.5329/RECADM.2013001

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Artigo

Resumo

Este estudo objetivou desenvolver, a partir das perspectivas tradicionais do Balanced Scorecard e da do meio ambiente, um mapa estratégico para uma indústria do setor lácteo. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com estudo de caso e coleta de dados por meio de entrevistas, documentos, observação participante e questionário. Para análise dos dados, empregou-se, com o auxílio do Atlas.ti 5.0, a análise documental e de conteúdo do tipo temática. As análises permitiram observar que a empresa possui como desafio ampliar a captação de matéria-prima e melhorar o sistema de informação; que realiza parcerias em produtos e em pesquisa; e que procura inovar em equipamentos e produtos, além de ser pioneira no Brasil no tocante à produção de soro concentrado de leite. Como implicação gerencial, destaca-se a criação do mapa estratégico. A inclusão da perspectiva do meio ambiente e a proposição de medidas para empresas do setor lácteo se caracterizam como contribuição teórica.

 


Palavras-chave

Ferramenta estratégica; Balanced Scorecard; Mapa estratégico; Perspectiva do Meio Ambiente; Empresa de Lácteo


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