Como o povo decide seu voto? Um estudo de caso do comportamento do eleitor

Marcos Ferreira Santos, Carlos Alberto Gonçalves, Cid Gonçalves Filho, Denyse Rabelo Costa
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013011

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Artigo

Resumo

Esse estudo tem por objetivo investigar o comportamento do eleitor na escolha do candidato e do partido. A revisão bibliográfica trata das abordagens sobre a formação do comportamento político e opções dos eleitores, segundo fatores econômicos, sociológicos e psicológicos, a partir dos quais se desenvolveu dois modelos conceituais para analise dos pesos dos fatores na escolha do eleitor pelo candidato e partido. Foi realizada uma pesquisa survey na Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2010, com 310 eleitores, logo após a eleição de Governador do Estado de Minas Gerais. Os modelos apresentaram pesos significativos na escolha do candidato, nos fatores: a opinião dos amigos/colegas, da família, os eventos correntes e a avaliação do corrente do governo em exercício. A pesquisa contribui para a compreensão dos fatores influentes na decisão pelo voto do eleitor e indica pontos de atenção para a sociedade, pesquisadores, políticos e estabelecimento de estratégicas eleitorais. Sugere-se a replicação dos modelos e métricas adotados em outros pleitos.

 

 


Palavras-chave

Comportamento do Eleitor; Voto democrático; Política; Marketing Politico


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