Personalidade da marca, significado do produto e impulsividade na compra por impulso: um estudo em ambiente de shopping center

Marconi Freitas da Costa, Thaisa da Silva Paula, Claudio Felisoni de Angelo, Nuno Manoel Martins Dias Fouto
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2017007

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Artigo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a influência dos construtos significado do produto, personalidade da marca e impulsividade na compra por impulso no ambiente de shopping center. A pesquisa busca explicar o comportamento de compra por impulso levando em consideração a importância da impulsividade do indivíduo como fator de significativa influência na compra por impulso e trazer como contribuição a inclusão de dois construtos que até então não foram explorados conjuntamente nos estudos de compra por impulso: significado do produto e personalidade da marca. Foi feita uma pesquisa descritiva e correlacional, com abordagem de natureza quantitativa. A amostra é composta por 317 respondentes. Os resultados permitiram ratificar que os indivíduos mais impulsivos tendem a fazer, com maior frequência, compras por impulsos, ou seja, apresentam dificuldade em controlar seus impulsos de compra. Como contribuição da presente pesquisa tem-se que os produtos adquiridos de forma impulsiva são aqueles compatíveis com a imagem dos consumidores, que refletem quem eles são. Os participantes afirmaram que eram atribuídas personalidades aos produtos comprados impulsivamente. Quanto mais essa personalidade da marca conseguia identificar-se com o consumidor e o seu estilo de vida, mais os produtos estariam propensos a serem adquiridos impulsivamente.


Palavras-chave

Compra por impulso; Impulsividade; Personalidade da marca; Significado do produto; Shopping Center


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