ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE CONSUMO DE COSMÉTICOS ECOLÓGICOS

Ricardo Teixeira Veiga, Deborah de Oliveira Santos, Tales Sarmento Lacerda
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20060502009

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artigo

Resumo

Duas amostras – uma de membros de uma associação de defesa ambiental (N = 54) e outra de alunos e professores de um curso de pós-graduação (N = 40) – foram submetidas a um questionário baseado na Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1985). O levantamento foi realizado pela Internet. Foram investigados os antecedentes comportamentais da intenção de usar cosméticos ecológicos e as políticas dos fabricantes desses produtos relativas à proteção ambiental. Não obstante o caráter exploratório da pesquisa, os resultados parecem sustentar empiricamente a utilidade da TCP para compreender os construtos cognitivos e atitudinais que explicam o comportamento-alvo. Como conseqüência, foi esboçado um plano de intervenção para aumentar a intenção de consumo de cosméticos ecológicos. Entretanto, é necessário coletar mais dados para examinar aspectos teóricos mais sutis, tais como o relacionamento entre crenças e atitudes, bem como avaliar mais rigorosamente se a teoria deve ser estendida.

Palavras-chave

comportamento do consumidor; intenções comportamentais; Teoria do Comportamento Planejado


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