A PARCERIA NA COLETA SELETIVA DE LONDRINA SOB A ÓTICA DA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Luciano Gomes dos Reis, Marcia Regina Gabardo da Câmara, Paulo Roberto Belomo de Souza, Marco Aurélio Arbex
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20050402004

Texto completo:

Artigo

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a parceria entre administração pública municipal e organizações do terceiro setor, sob a ótica dos custos de transação. Para tanto, fez-se uma revisão teórica sobre a Administração Pública no Brasil, parcerias, redes Economia dos Custos de Transação e coleta seletiva. Em seguida foi realizada uma pesquisa empírica, através de entrevistas não estruturadas e da análise documental de contratos de coleta de resíduos sólidos na cidade de Londrina. Os resultados finais apontam ganhos econômicos  oriundos das mudanças nos arranjos institucionais do processo de coleta seletiva, a partir da parceria firmada entre a prefeitura municipal e organizações do terceiro setor naquela cidade. Sob a ótica da economia dos custos de transação, tem-se que: i) é grande a freqüência de interação entre os agentes, o que contribui para o conhecimento mútuo, mas não elimina a ocorrência de incerteza, sobretudo por parte das associações; ii) a incerteza no sistema e também a percepção falha dos mecanismos de incentivos por parte das associações torna comum a ocorrência de comportamentos oportunistas; iii) foram encontrados ativos de alta especificidade na coleta seletiva, mas eles se concentram, em sua maioria, na empresa terceirizada e na central de processamento e venda que congrega os grupos; iv) o sistema atual, apesar de apresentar maiores custos de transação (sobretudo de gerenciamento do sistema) do que se uma empresa terceirizada assumisse todo o sistema, apresenta uma redução significativa nos custos operacionais e com grande impacto também nos custos da coleta convencional, o que torna o sistema como um todo menos custoso para os cofres públicos; v) trata-se de uma forma de governança híbrida regida por um contrato flexível, mas que caminha para a fixação de um contrato mais rígido e formal.

 


Palavras-chave

Economia dos Custos de Transação; parceria; Administração Pública


Compartilhe


Referências


ALVES, Jeanês Miranda. STADUTO, Jefferson A. R. . Análise da estrutura de governança: o caso cédula do produtor rural (CPR). In: II Workshop Brasileiro de Gestão de Sistemas Agroalimentares. FEA/USP. Ribeirão Preto, 1999. Disponível em: . Acesso em: 13/12/2003.

BRESSER PEREIRA, Luis Carlos; SPINK, Peter. Apresentação. In: Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial (Coletânea). Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

CAMPANTE, Filipe Robim. FERNANDES, Felipe Tâmega. Verticalização versus concorrência: o dilema regulatório no setor elétrico brasileiro segundo a abordagem dos custos de transação. IE-UFRJ, junho/1998. Disponível em:

http://race.nuca.ie.ufrj.br/PaperArquivo/WP/campante1.doc. Acesso em 16/04/04.

CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem. Pesquisa Ciclosoft 2002. Disponível em:http://www.cempre.org.br/. Acesso em: 23/09/2003.

CEPEVE – Central de Pesagem e Venda. Relatório -Primeiros três meses de atividade em sede própria. Londrina, 2003.

CONCEIÇÃO, Octavio C.. O conceito de instituição nas modernas abordagens institucionalistas. In: VII Encontro Nacional de Economia Política. Curitiba, 2002. Disponível em:

http://www.race.nuca.ie.ufrj.br/sep/eventos/enc2002/enc2002.htm. Acesso em: 18/10/2003.

COOPER, D. R. & SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 24-42.

COSTA, Luana Cristina. ARAÚJO, Maria da Piedade. Integração vertical na agroindústria avícola: busca de evidência empírica para a teoria dos custos de transação. In: IV Congresso Brasileiro de Administração Rural. Goiânia, 2001. Disponível em: Acesso em: 15/12/2003.

DUBOIS, A. M. Coleta Coletiva: Análise da Experiência do Distrito Federal. Dissertação de mestrado. Departamento de Geografia. Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília: Brasília, 1999.

FAGUNDES, Jorge. Economia Institucional: custos de transação e impactos sobre política de defesa da concorrência. Revista de Economia Contemporânea, vol. 2, UFRJ. Rio de Janeiro, 1998

FARAH, Marta Ferreira Santos. Parcerias, novos arranjos institucionais e políticas públicas no nível local de governo. RAP. nº 35, vol 01. jan.-fev. 2001. p. 119-144.

FERREIRA. Caio Fonseca. Crescimento econômico na presença de custos de transação. In: IV SEMEAD: São Paulo, 1999. IV SEMEAD. Disponível em: < http://www.usp.br/semead. Acesso em: 13/12/2003.

FRANCISCO, Salvador. CMTU calcula economia de R$ 6 mi com limpeza. Limpeza Pública 26/11/2002. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2002.

MORAES, Renato Pianowski de. Resíduos Sólidos e Depósitos Reembolsáveis – um estudo de caso para o município de Londrina – Paraná. Dissertação de Mestrado em teoria econômica. Universidade de Brasília. Brasília, 2003.

PENTEADO FILHO, Paulo de Arruda. Desafios e oportunidades da reforma do Estado no Brasil: A questão das organizações sociais. O&S, v. 5, n. 11, jan./abr., 1998.

PONDÉ, João Luis. FAGUNDES, Jorge. POSSAS, Mário. Custos de transação e políticas de defesa da concorrência. Rio de Janeiro:IE-UFRJ, Revista de Economia Contemporânea, vol. 2, 1998. Disponível em: http://race.nuca.ie.ufrj.br/PaperArquivo/WP/possas2.doc. Acesso em 16/04/2004.

RAMOS, Guerreiro. Administração e Contexto Brasileiro. 2ª Edição. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas, 1983, 366p.

RELATÓRIO - Atividades da Coleta Seletiva em 2002. Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização - CMTU. Prefeitura Municipal de Londrina. 2002.

RIBEIRO et. ali. A Construção de Estratégias Competitivas Explorando Diferentes Abordagens Dinâmicas. Revista Organizações e Sociedade (O&S), volume 8, numero 20, janeiro/abril de 2001. Disponível em:

http://www.adm.ufba.br/publicacoes/artigos%20O&S/20/02_maria_daniel_gustavo.zip. Acesso em 16/04/2004.

SMORIGO, Juliana Negrini. Os sistemas de distribuição de flores e plantas ornamentais: uma aplicação da economia dos custos de transação. In: II Workshop Brasileiro de Gestão de Sistemas Agroalimentares. FEA/USP. Ribeirão Preto, 1999. Disponível em: www.fearp.usp.br/egna/arquivo/27.pdf. Acesso em: 13/12/2003.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Tem razão a Administração. Ensaios de Teoria Organizacional e Gestão Social. Ijuí : Editora Unijuí, 2002. 220 p.

WILLIAMSON, O. E. The Economic Institutions of Capitalism. New York: The Free Press, 1985.

WILLIAMSON, O. E. The transaction cost economics and organization theory. Journal of Industrial and Corporate Change, n.2, 1993. p. 107-156.

WILLIAMSON, O. E. “Strategizing, Economizing, and Economic Organization”. In: RUMMELT. R., SCHENDEL, D. e TEECE,D. Fundamental Issues in Strategy. Harvard Business School Press, 1994.

YIN, Robert K. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.