MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM EDWARD PALMER THOMPSON: NECESSÁRIAS REFLEXÕES PARA INVESTIGAÇÕES

Gabriel Rodrigues Daumas Marques

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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir o suporte teórico fornecido pelo materialismo histórico e dialético ao dimensionar problemas, fontes e perspectivas voltadas para as investigações sobre o processo de escolarização e as culturas escolares. Discorre acerca das contribuições do marxismo para as pesquisas em História da Educação, dialogando mais especificamente com as obras e categorias de Edward Palmer Thompson, destacado historiador inglês do século XX, que entendia a importância do marxismo para as pesquisas acadêmicas e as lutas sociais. É realizado um diálogo com a obra do próprio E. P. Thompson e com as produções de Luciano Mendes de Faria Filho e outros historiadores da Educação, o que permitiu identificar: a atualidade do referencial teórico abordado e sua possibilidade de enriquecimento para as investigações no campo; a pertinente apropriação dos conceitos de cultura e experiência; e a interpretação da história enquanto contexto, processo e movimento como ferramenta teórico-metodológica. Por fim, entende-se que as pesquisas amparadas pelo marxismo possuem comprometimento político e podem produzir conhecimento a serviço da humanidade.



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