ARTICULAÇÃO DE DISCIPLINAS ATRAVÉS DA LINGUAGEM: DIALÉTICA, DIAGNÓSTICO E PESQUISA

Ricardo de Souza Machado

Texto completo:

PDF

Resumo

A linguagem é a ponte para a interação entre os pares, e é especificamente na escola onde se encontram as relações entre os alunos, bem como entre professor e aluno. O intercâmbio é o principal meio de comunicação para a aprendizagem, por essa razão o desenvolvimento da aprendizagem por meio do envolvimento do sujeito cognitivo não se torna possível sem o meio social entre diversas comunidades e culturas incorporadas a ele com o qual coordena as suas próprias ações, de tal forma que também perpassa por ele numa corrente de transmissão, a um retorno à mesma que o inseriu nesse meio. A transmissão de conteúdos passiva pode matar a vontade do aluno que recebe conteúdos fragmentados, sem sentido, principalmente sem o bom acompanhamento dos pré-requisitos, coerentes com a sua realidade, o que torna as aulas incompreensíveis e desconectadas, sem o fio condutor que possa articular com suas potencialidades as suas realidades, gerando, inclusive, as indisciplinas.É justamente em relação a isso que se destaca a importância na formação do aluno pesquisador, assim como o papel do professor pesquisador.


Compartilhe