A CONSTRUÇÃO DO SABER INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR: um estudo com professoras da rede municipal de Guanambi.

Jerre Adriane Soares Asevedo

Resumo

RESUMO

O presente trabalho focou os estudos na perspectiva de responder o problema de pesquisa que norteou toda investigação: Qual o papel do trabalho docente na produção do conhecimento interdisciplinar na formação dos discentes? Desenvolveu-se em uma linha de pesquisa compreensiva participativa onde o método de observação utiliza o “observador como participante”. Além do método de observação foram utilizados também entrevistas, questionários encontros de Grupo Focal e estudos bibliográficos. A análise dos dados ocorreu através da interpretação e descrição dos relatos, classificação e organização sistemática das informações coletadas e por fim a reflexão dos pontos de aproximação e o distanciamento dos dados com os referenciais teóricos dos autores que compuseram o acervo teórico norteadores da pesquisa. Para melhor compreensão do problema de pesquisa foi proposto uma discussão sobre o trabalho docente com textos de Giroux (1997), Oliveira 2004 e Freire (1996), para refletir a cerca da importância da interdisciplinaridade no processo educacional foram discutidos as ideais de Fazenda (1991, 1992, 2009), e as reflexões de Freire (1996). Para análise dos dados obtidos além dos autores supracitados foram utilizados também outros autores que contribuíram significativamente para o melhor desenvolvimento do trabalho. Hagemeyer (2004), (2004), Noronha (2005), Alves (2010), Libâneo (2005,1999). Como possíveis resultados destaco a pouca prática das docentes com o discurso acadêmico da interdisciplinaridade. À prática como indicador do trabalho e conhecimento interdisciplinar. O sentimento de responsabilidade, compromisso e confiança das professoras em relação à escola pública. Para elas a interdisciplinaridade está presente nas escolas principalmente nas suas práticas. Consegue fazer uma leitura crítica dos problemas educacionais, sem perder de vista a valorização de seus trabalhos e a valorização da educação pública.

Palavras-chave: Trabalho Docente, Interdisciplinaridade, Produção do Conhecimento.



Compartilhe


Referências


ALVES FILHO, E. L. O. Y.; APRILE, M. R. Formação, trabalho docente e sustentabilidade na sociedade contemporânea. Diversia, Educación y Sociedad, Valparaíso, Nº 3, p. 11-36, 2010.

HAGEMEYER, R. C. de C. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar em Revista, Curitiba n. 24, p. 67-85, 2004.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. Edições Loyola, 1991.

______. Integração e Interdisciplinaridade no ensino Brasileiro, efetividade ou ideologia. , 2ª edição, São Paulo: Edições Loyola,1992.

______. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista brasileira de docência, ensino e pesquisa em administração, Cristalina v. 1, n. 1, p. 24-32, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, H. A.; BUENO, D. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. Educação na Era do conhecimento em Rede e Trandiciplinaridade. Campinas, SP: Editora Aliança, 2005.

NORONHA, O. M. Práxis e educação. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. 20, p. 86-93, 2005.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004.