EDUCAÇÃO E RECONVERSÃO SOCIAL EM BOURDIEU
Texto completo:
PDFResumo
O presente resumo trata da crítica a reificação do papel da educação enquanto forma de mobilidade social ascendente, ou seja, a crítica ao pensamento de que o estudante depende mais da sua origem que a da sua formação. Propomos a reconversão dessa ideologia a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. Usamos como base a discussão em nosso grupo de pesquisa e iniciação científica com alunos do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá no bairro da Ilha do Governador, município do Rio de Janeiro.
Referências
BOURDIEU, P. Espaço social e poder simbólico. In: ______. Coisas ditas. Tradução Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 1990b. p. 149-168.
______ (Coord.). A miséria do mundo. Tradução Mateus S. Soares Azevedo et al. 2. ed.
Petrópolis: Vozes, 1997.
______. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.).
Escritos de educação. Tradução Magali de Castro. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. p. 71-80.
______. Estruturas, habitus e práticas. In: ______. Esboço de uma teoria da prática. Tradução Miguel Serras Pereira. Oeiras: Celta, 2002b. p. 163-184.
______; PASSERON, J.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.