O PAPEL DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA RELAÇÃO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO X CONHECIMENTO FORMAL

Maria Marta Mazaro Balestra, Franciele Gequelin

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Resumo

Analisa a importância do jogo (atividade lúdica), como recurso pedagógico para o processo ensino aprendizagem de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utiliza as contribuições teóricas de importantes autores como: Kamii, Carraher, Piaget, Ruiz entre outros, para destacar que os jogos são valiosos recursos pedagógicos que auxiliam o professor na exploração do conhecimento já produzido pelo aluno, antes mesmo da vida escolar. Destaca que o jogo, como instrumento pedagógico, aumenta a motivação da criança para aprender, desenvolve a autoconfiança, a capacidade de organização, a imaginação, a concentração, a atenção, o raciocínio lógico-dedutivo e, a sociabilidade, pois jogando ela interage com outras pessoas.

 

Palavras-chave: educação; jogo; lúdico; autonomia; heteronomia; atividade espontânea; maturacionismo; interacionismo.


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