FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Christiane Burkert Teixeira

Abstract

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre algumas tendências contemporâneas na formação de professores. As tendências dos estudos na área de formação de professores te m mudado nas últimas décadas. Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos, na década de oitenta, tornaram a atuação do professor em sala de aula um importante objeto de investigação. Desde então, a prática docente em sala de aula vem sendo valorizada como fonte de saberes, imprescindível a formação de professores. Desta forma, uma das tendências contemporâneas na formação de professores está voltada às práticas docentes, aos saberes que o professor desenvolve a partir de suas atividades em sala de aula. No Brasil, esses estudos surgiram a partir da década de noventa. Desde então, o nu mero de publicações na área vem crescendo. As tendências contemporâneas na formação de professores estão baseadas em princípios éticos e investigativos. Na formação de um profissional prático-reflexivo, capaz de auto-desenvolvimento numa perspectiva crıticoreflexiva. Um profissional capaz de relativizar seus saberes, questionando-os em busca de novos saberes, que também serão relativizados, questionados, refletidos, analisados, numa busca incessante por saberes revestidos de episteme. As tendências contemporâneas na formação de professores consideram o docente como um profissional autônomo, como um intelectual em contınua formação, capaz de refletir constantemente sobre e nas práticas e experiências cotidianas. As tendências contemporâneas na formação de professores incluem o desenvolvimento pessoal, o profissional e o organizacional. De forma que, a identidade docente seja compreendida como a indissociabilidade entre a identidade pessoal e profissional do professor.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; Tendências Contemporâneas na Formação de Professores; Saberes Docentes.



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