ÉTICA E RAZÃO NO ENSINO SUPERIOR: A REUNIFICAÇÃO DE UM DISCURSO ATRAVÉS DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS
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Propõe a utilização da razão comunicativa no ensino superior na tentativa de refundar a ética em termos cognitivistas, como alternativa ao padrão cartesiano-positivista que ainda prevalece nas universidades brasileiras. Num primeiro momento, oferece uma visão panorâmica da crise da razão iluminista na contemporaneidade, contrapondo o antagonismo entre o discurso moderno e o pós-moderno com os conseqüentes reflexos sobre o modelo atual de ensino superior. Num segundo momento, como recorte do quadro anterior, apresenta-se o fosso histórico entre a ciência e a e tica pela forca do cientificismo do século XVIII e o quanto este paradigma positivista ainda persiste em nosso modelo educacional. Conclui -se com a posição teórica habermasiana, que, ao reconhecer as aporias do projeto iluminista sem abrir mão da razão (como em contraponto fazem os pós-modernos), traz uma proposta visível de uso racional da comunicação como base de toda e tica e aprendizagem, passível de ser utilizada no ensino superior brasileiro com o fim de atenuar a formação fragmentada que recebem seus alunos.
Palavras-chave: Ética e Razão; Teoria da Ação Comunicativa; Ensino Superior.