RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Christiane Burkert Teixeira

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Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a ressignificação da identidade do professor na formação docente. Definimos, ao longo do trabalho, o que e a identidade do professor. Quais são os passos para a construção dessa identidade. Diferenciamos identidade de perfil, conceitos que podem ser confundidos. Posteriormente, discutimos como a identidade do professor e construída e reconstruída, e, portanto, ressignificada, na formação docente. A preocupação atual da formação docente está centrada nos saberes docentes, nas práticas pedagógicas e, preponderantemente, na reflexão sobre estas práticas, o que permite que o professor esteja sempre se questionando, refletindo e reformulando suas experiências e saberes. A partir da relativização e mobilização dos saberes, do questionamento constante sobre e na prática docente, surge a construção e reconstrução da identidade do professor. Esse processo ressignifica a identidade docente. A formação de professores deve possibilitar ao professor um pensamento autônomo, numa perspectiva crıticoreflexiva que promova o desenvolvimento profissional, o pessoal e o organizacional. Tornando-o capaz de promover o auto-desenvolvimento reflexivo. O professor que queremos formar e um profissional com capacidade de reconstruir e ressignificar constantemente sua identidade profissional

através da relativização dos seus saberes, do questionamento e reflexão constante sobre sua prática, num processo de contınuo de formação. Concluímos que a reconstrução constante da identidade do professor faz parte do processo de ressignificação de sua identidade profissional/pessoal.

 

Palavras-chaves: Formação de Professores; Identidade do Professor; Perfil Profissional.



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