O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: UMAMEDIAÇÃO NECESSÁRIA

Maria Jose Domingues da Silva

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Resumo

A compreensão da problemática da violência numa perspectiva histórico-social demonstra que ela tem raízes profundas que perpassam desde a crise da família enquanto instituição social e pelas desigualdades no âmbito econômico, social, político e cultural. O objetivo desta pesquisa é oferecer subsídios e estabelecer relações interpretativas acerca do papel do professor frente ao problema da violência nas escolas e suas implicações para a prática pedagógica. A relevância e a necessidade do estudo desta temática no campo da educação evidencia-se na medida em que se constata que h´ um considerável índice de situações envolvendo violência nas escolas com a participação de jovens estudantes. Esta condição de violência inquieta e preocupa pais, professores, comunidade e autoridades de segurança publica, que na o sabem exatamente como agir diante dessa ameaça cada vez mais comum, que vem transformando os estabelecimentos de ensino em verdadeiros campos de batalha, suscitando duvidas e incertezas quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas. Sendo assim, procura-se compreender e refletir sobre o processo de construção das representações sociais dos sujeitos no universo escolar, apontando elementos para uma visa o analítica da realidade, diante da violência nas escolas. A escola tem como uma de suas funções desenvolver um pensamento reflexivo nos alunos ajudando-os a construir uma compreensão coerente da realidade resgatando os princípios éticos e desenvolvendo aqueles que visam à promoção e difusa o dos valores de solidariedade, respeito, honestidade, responsabilidade, fraternidade e de convivência que parecem estar sendo deixados de lado.



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