INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DA INTERNET
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PDFResumo
O presente estudo visa formar alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá para o uso do computador, mais especificamente a Internet, com alunos das series iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a construção do conhecimento. A investigação insere-se na discussão sobre como o computador vem sendo utilizado pelas escolas na tentativa de acompanhar e promover as mudanças educacionais necessárias aos tempos atuais. Observa-se que o uso do computador, em especial a Internet, em determinadas escolas, baseia-se no simples manuseio técnico da máquina. Os alunos utilizam a Internet como fonte de pesquisa de um modo pouco eficiente para a construção do conhecimento. Geralmente cumprem suas tarefas copiando e/ou imprimindo o texto exatamente da forma como se apresenta no site pesquisado. Os professores, por sua vez, na tentativa de acompanhar as mudanças educacionais, usam a Internet sem estarem devidamente aptos para utilizá-la como ferramenta educacional. Assim, a reflexão sobre como a Internet pode ser utilizada para possibilitar a construção do conhecimento pelo aluno e o foco deste estudo. Sendo assim, questiona-se: Que tipo de professor necessitamos para utilizar com competência a Internet na Educação? Pode a escola utilizar a Internet para a construção do conhecimento? O pedagogo, para utilizar o computador com seus alunos, observando as dificuldades de cada um frente ` ma quina, intervindo e auxiliando o aluno na superação de suas dificuldades, necessita de uma formação que o capacite para o desempenho de atividades eficientes. Para tanto, como deve ser sua formação para atuar pedagogicamente em um ambiente informatizado? Nesse sentido, a pesquisa vem sendo desenvolvida por meio de estudo teórico e pra tico em ambientes virtuais, envolvendo os futuros pedagogos em situações de conflito que gerem questionamentos sobre as pra ticas pedagógicas promovendo mudança de postura do educador e a conseqüente alteração no processo de ensino e aprendizagem.