A PRÁXIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REGULAR DIANTE DA INCLUSÃO

Rita de Fátima da Silva Freitas, Paulo Ferreira de Araujo

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Resumo

A partir dos anos 90 o conceito de integração escolar para todos cede espaço à inclusão. Esse novo conceito pretende que todos os alunos façam parte do mesmo contexto escolar, participando das mesmas atividades comuns, todavia, adaptadas para atender às diferenças individuais. Em nosso estudo pretendemos destacar a análise da pra xis dos professores de Educação Física (E.F.) de escolas publicas regulares de Campo Grande, MS, junto à comunidade de Pessoas Com Necessidades Especiais Físicas Não Sensoriais (PNEFNS), buscando reunir conteúdos que possibilitem a discussão do tema proposto e mudanças nessa pra tica existente que muitas vezes ”esquecem de contemplar essas pessoas em suas atividades. Defendemos a idéia de que a Educação Física Adaptada e um dos direitos que a PNEFNS, possui na vida escolar. Através de uma pesquisa qualitativa, cujo recurso metodológico foi a entrevista semi-estruturada e questiona rio, buscamos ouvir os profissionais (professores e diretores), representante da Secretaria Municipal de Educação ’ Divisão de E. F. e PNEFNS. Percebemos que muitos professores de E. F. n˜ o acolhem em suas aulas a PNEFNS, afirmando n˜ o estarem preparados para o trabalho com esta população. Ha necessidade de uma instrumentalização melhor para uma atuação segura e competente que aliada à mudança de postura dos profissionais envolvidos no fazer pedagógico poderá iniciar um processo sem volta de reformulação da estrutura escolar como um todo e em especial na área da E. F. Essa reformulação não acontecera se não estiver pensada no Projeto de Inclusão que deve estar contido textualmente no Projeto político Pedagógico escolar.

 

Palavras-Chave: Pessoas com Necessidades Especiais; Educação Física Adaptada; Inclusão; Projeto Político Pedagógico; Formação do Professor.



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