A INTEGRAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ENTRE AS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO E INSTRUMENTAÇÃO

Sandra Mara Dias Pedroso, Vera Lucia Martiniak, Andre Maurıcio Brinatti, Ademir Jose Rosso

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Resumo

Apresentamos as atividades associadas de Instrumentação para o Ensino de Física (IEF) e de Metodologia e Prática de Ensino de Física (MPEF) desenvolvidas a partir de uma proposta interdisciplinar para essas disciplinas. O paradigma cognitivista e sua influência nas aplicações da IEF ao processo das práticas pedagógicas e analisado no espaço sala de aula durante o desenvolvimento da disciplina em contraponto com as ações desenvolvidas pelos professores-acadêmicos no campo de estágio na MPEF. Com esse trabalho e possível compreender o erro durante o processo pedagógico, como uma possibilidade de reflexão, proporcionando aos pares momentos de produção, sistematização do conhecimento e ressignificação do conhecimento. Para a mobilização das ações, os sujeitos foram organizados em grupos,  iniciando o trabalho da análise e discussão de textos e material de referência, culminando com a elaboração de materiais didáticos desenvolvido aos pares diante do surgimento de uma situação problema vivenciada no campo de estágio na MPEF, em sala de aula ou uma situação proposta pelos próprios professores-acadêmicos na IEF. Tais ações na o tiveram uma ordem cronológica, mas sim, muitas vezes ocorreram simultaneamente à medida que os envolvidos iniciaram suas intervenções na escola. A organização das experiências pedagógicas dentro do contexto de IEF proporcionaram aos professores-acadêmicos o contato com estratégias de planejamento, fazendo com que diminuísse a distância entre suas intenções e a prática pedagógica propriamente dita, visto que executaram seus roteiros de trabalho no espaço comum aos outros professores-acadêmicos, desenvolvendo a relação do particular para o coletivo, onde, em momentos distintos puderam atuar alternada ou simultaneamente como discentes e/ou docentes. Ao final do processo manifestaram habilidades que anteriormente estavam latentes. Estas habilidades, recorrentes do processo reflexivo, no momento em que foram provocadas despertaram nos sujeitos características que facilitaram o desenvolvimento da prática pedagógica no campo de estágio.

 

Palavras-chave: Formação de Professores, Instrumentação para o Ensino, Metodologia e Prática de Ensino.



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