COMPONENTES PRINCIPAIS E CLUSTERS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SOB A ÓTICA DO CORPO DISCENTE
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Resumo
O presente trabalho tem por objetivo explorar Componentes Principais e Clusters de autoavaliação institucional sob a ótica do corpo discente da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba. Os dados foram coletados por meio de questionário e escala do tipo Likert (14 varáveis) aplicada à 154 alunos desta instituição. A tabulação e análise dos dados ocorreu com auxílio do software SPSS. A escala utilizada apresentou Confiabilidade Alfa de Cronbach de 0,78. A Análise dos Componentes Principais com rotação varimax e Kaiser Normalization extraiu 3 componentes que explicam 54% da Variância total, a saber: Estrutura física e educacional (autoavaliação: 74%); Docência (autoavaliação: 79%) e Fator extraclasse (autoavaliação: 66%). A Análise de Clusters explorou dois grupos: “Pior Avaliação” (49 alunos – 31,8%) e “Melhor Avaliação” (105 alunos - 68,2%).
Palavras-chave: Autoavaliação Institucional; Componentes Principais; Clusters.