APROXIMAÇÕES ENTRE O PERFIL DO CONTADOR DESEJADO PELO MERCADO E AS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Cosmo Rogério Oliveira, Giancarlo Gomes, Rita Buzzi Rausch, Paulo Roberto Cunha

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Resumo

O trabalho faz uma comparação entre a matriz curricular oferecida aos alunos de Ciências Contábeis e o perfil do profissional que o mercado está exigindo, identificando se os cursos de graduação preparam o bacharel em congruência à demanda do mercado e para as novas condições exigidas à profissão. A pesquisa foi quantitativa, exploratória e de levantamento. A coleta dos dados foi feita em 10 agências de emprego da região metropolitana de Londrina-PR. Posteriormente, foram coletadas informações contidas nas matrizes curriculares em seis Instituições de Ensino Superior – IES da região em estudo. Para a análise dos dados, aplicou-se a medida moda da estatística descritiva. Conclui-se as organizações buscam profissionais com amplos conhecimentos de rotinas trabalhistas, especializados em contabilidade para empresas no ramo de comércio e de serviço. A análise das matrizes curriculares indicou que as IES apresentam preocupações similares em relação aos conhecimentos oferecidos aos seus egressos e enfatizam a formação de um Contador Gerencial. Entretanto, os dados evidenciaram que a graduação em contabilidade respalda-se ainda numa vertente tecnicista de ensino, mais voltada a técnica de “como fazer”, ao invés de desenvolver o espírito crítico dos alunos, inerentes principalmente às disciplinas como filosofia, psicologia e ética.



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