CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING (SIM) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE MODA

Josimeire Pessoa de Queiroz, Braulio Oliveira
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2012.1101004

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Resumo

Sistemas que permitem obter e processar informações são considerados fundamentais para subsidiar as decisões e contribuir para o desenvolvimento da competitividade das empresas. No que tange às decisões de marketing, diversos autores apontam a existência e o uso de um sistema de informações de marketing (SIM) como condição essencial para o êxito do seu propósito. No entanto, muitos deles abordam a questão em um âmbito muito teórico. O objetivo deste artigo é conhecer as características do SIM e a sua contribuição para a competitividade empresarial. Para tanto, além da revisão da literatura dos assuntos pertinentes, foi realizada uma pesquisa de campo em uma empresa varejista de moda, por meio de estudo de caso, com base em análise documental e de entrevistas semi-estruturadas com tomadores de decisões, sendo um profissional da alta administração e um profissional da área de marketing. Os resultados indicam que, de fato, o SIM contribui de forma efetiva para a competitividade empresarial. Além disso, pôde-se constatar na empresa pesquisada que algumas premissas, tal como o livre acesso à informação, podem não ser cumpridas, embora o SIM utilizado aproxime-se bastante do modelo teórico proposto por Kotler e outros autores em seus manuais de Marketing.

Palavras-chave

sistema de informações de marketing; marketing estratégico; competitividade