VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE OPINIÕES ONLINE SOBRE RESTAURANTES: USO DE TÉCNICAS ORIENTADAS À VISUALIZAÇÃO DE GRAFOS

Elizabeth Simão Carvalho, Marcírio Silveira Chaves, Nélia Sacramento
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2014.1301004

Texto completo:

PDF

Resumo

Existe atualmente um crescente interesse científico na análise de opiniões online disponíveis na Web 2.0. Os resultados são normalmente volumosos e disponibilizados em formato tabular ou textual. Em função disso, a legibilidade da informação é reduzida e consequentemente a interação homem-máquina fica comprometida. Por outro lado, a área de Visualização de Informação (VI) pode ser uma valiosa ajuda para colmatar essa deficiência, mas tem sido muito pouco explorada nesse âmbito. Este artigo introduz a aplicação inovadora de técnicas orientadas à visualização de grafos a dados provenientes da análise de opiniões online sobre restaurantes. Especial ênfase é dada ao mapeamento visual dos principais aspectos mencionados (por exemplo, a qualidade da comida ou o serviço prestado) bem como o tipo de atitude expresso na opinião (por exemplo, apreciação ou julgamento). As visualizações visam apoiar o processo de tomada de decisão tanto de gestores de restaurantes como de clientes e futuros clientes.


Palavras-chave

visualização de informação; visualização de grafos; opiniões online; gestão de restaurantes, tomada de decisão