COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PROCESSO DECISÓRIO EM COOPERATIVA

André Luis Marra do Amorim, Gustavo Abib, Sergio Bulgacov
DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2008.0702001

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Resumo

A literatura sugere que os fundamentos acadêmicos sobre a comunicação organizacional são essencialmente instrumentais e que não existe um modelo de análise validado que permita uma outra dimensão de análise. Com o propósito de ampliar a compreensão sobre diferentes aspectos da comunicação e como estes afetam o processo de tomada de decisão no processo estratégico esta pesquisa teve como base teórica a estratégia enquanto prática social. A metodologia qualitativa foi adotada para o estudo das comunicações em uma cooperativa junto a seus participantes internos e cooperados. A pesquisa com delineamento exploratório e corte transversal de análise abrangeu um processo decisório estratégico como objeto de investigação. Os resultados demonstraram que a comunicação organizacional esteve presente de forma diferenciada nas diferentes fases da decisão e influenciou a seu modo os resultados do processo decisório avaliado. A partir dessa constatação, o presente artigo procurou sugerir uma modelagem síntese de análise que abordasse questões relacionadas à comunicação organizacional para futuras investigações, originando uma ponte que permitisse ligá-la, de modo mais complexo, aos diferentes conceitos da área de Administração.


Palavras-chave

Comunicação; Processo decisório; Estratégia; Cooperativas.