AFINAL, O QUE É BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM)? UM NOVO CONCEITO PARA UM NOVO CONTEXTO

Manoel Veras Sousa Neto, Josué Vitor Medeiros Junior

Resumo


Processos de negócios resultam em produtos ou serviços entregues pelas empresas. Sua importância nas organizações se mostra principalmente por integrarem diferentes atividades em áreas funcionais distintas, envolvendo funcionários, clientes e parceiros de negócios, com objetivo único. No entanto, muitas organizações são estruturadas e orientadas por funções específicas, o que acaba dificultando esta visão unificada dos processos. Além disso, historicamente as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) têm sido desenvolvidas e implantadas baseadas no gerenciamento dos dados e não dos processos de negócios. O Business Process Management (BPM) é uma junção entre as teorias de gestão e TI que provê o gerenciamento do ciclo de vida dos processos, facilitando a descoberta, projeto, execução, controle, monitoramento e análise dos processos através de metodologia e tecnologias que possam se adaptar às situações de mudança mais rapidamente e tornar os objetivos de negócios mais palpáveis. O BPM se utiliza de conceitos anteriormente popularizados na administração, como reengenharia e qualidade total e de tecnologias como ERP (Sistemas Integrados de gestão) e workflow, além de novos conceitos para se integrar à estrutura de TI existente na empresa, como SOA (Arquitetura Orientada a Serviços). O presente artigo objetiva apresentar estes conceitos relacionados direta e indiretamente ao BPM, de maneira a esclarecer a comunidade acadêmica e profissional a cerca de sua importância.

Palavras-chave


BUSINESS PROCESS MANAGEMENT; PROCESSOS; SOA; BPM

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DOI: https://doi.org/10.5329/RESI.2008.0702009