USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO PEDAGOGICA NO ENSINO PRESENCIAL

Ademir Gomes Ferraz

Texto completo:

PDF

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma aplicação utilizando idéias de Vygotsky no ensino presencial de graduação na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. O Objetivo foi investigar o uso da internet no ensino presencial buscando encontrar alguns elementos indispensáveis a sua inserção no ensino e estudando de que forma a internet pode auxiliar o trabalho dos professores no atual estágio da explosão demográfica nas Universidades. Utilizamos duas turmas de licenciatura no curso noturno, Matemática e Física, e escolhemos dois tópicos: Origem da Teoria Quântica e René Descartes. Um dos professores é usuário avançado da internet e o outro não tem os conhecimentos mínimos à utilização desta tecnologia. Envolvendo 40 alunos  verificamos que pontos como domínio da ferramenta, crença na internet enquanto ferramenta importante nos seus trabalhos e um projeto pedagógico, além do acesso à rede, são fatores primordiais para o sucesso da inserção.

 

Palavras-chave: Explosão demográfica, internet, Vygotsky.