AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E QUALIDADE EDUCACIONAL: um binômio para além das soluções emergenciais

Sheila Cristina Monteiro Matos

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Resumo

Este estudo problematiza a nova configuração da política pública de educação em interconexão com a política social. Baseado nos pensamentos de autores como Ana Cavalieri, Lígia Coelho, Eveline Algebaile, Maurice Tardif e Jaqueline Moll, bem como na análise de documentos que normatizam a política e programas educacionais, no âmbito federal e no municipal, o trabalho estuda o caso da política de educação integral implementada no município de Duque de Caxias, região da baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro – o Programa Mais Escola. Para tal, a pesquisa discorre sobre o debate atual da Cidade Educadora como modalidade de educação integral e descreve como está sendo delineado o Programa Mais Escola. Como considerações finais, ressaltamos que, embora as “soluções emergenciais” estejam sendo consolidadas nas instituições escolares, a escola precisa retomar a sua centralidade nas questões pedagógicas, o que perpassaria por uma reconfiguração da jornada ampliada que foi instituída nas experiências atuais.


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