ANÁLISE ESTRATÉGICA DAS ÁREAS DE MARKETING E FINANÇAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS PREÇOS: O CASO DA MONTADORA FIAT AUTOMÓVEIS S.A.

Ulisses Procópio Pascoal Torres, Henrique Cordeiro Martins
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20060501006

Texto completo:

Artigo

Resumo

Quando profissionais de estratégias empresariais definem o preço de um produto, nem sempre levam em
consideração fatores importantes para os consumidores. Diante de tal cenário, é possível pensar na
necessidade de as empresas elaborarem os seus preços baseados em custos, ou na concorrência, ou mesmo,
no valor para o cliente. O objetivo desse trabalho é analisar as estratégias utilizadas pelos departamentos de
Marketing e Finanças da Fiat Automóveis na formação dos preços de veículos 0 Km. Trata-se de um estudo de
caso, onde foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas com colaboradores dos departamentos de Marketing
e Controle no intuito de relacionar as ferramentas utilizadas para análise e verificar o grau de coerência
existente entre as estratégias utilizadas, destacando alguns pontos negativos que contribuem para a destruição
de valor. O estudo demonstra a visão dos setores envolvidos na formação e manutenção dos preços,
apresentando como resultado a importância da sinergia entre esses departamentos..


Palavras-chave

estratégia; preço; processo


Compartilhe


Referências


ANFAVEA. Anuário estatístico da indústria automobilística brasileira. São Paulo, Edição 2002.

CARDOSO, Adalberto M. et al. De JK a FHC: a reinvenção dos carros. São Paulo: Scritta, 1997.

CRESSMAN JR., George E. A definição de preço na prática. HSM Management, São Paulo, n.33, p.74-82, jul./ago. 2002.

CZINKOTA, Michel R. et al. Marketing as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman,2001.

DOLAN, Robert J. ; SIMON, Herman. O poder dos preços: as melhores estratégias para ter lucro. São Paulo: Futura, 1998.

DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1985.

EXPRESSO FIAT. Revista interna da Fiat Automóveis. Editada pela comunicação interna. Edição de ouro, especial 100 anos, 1999.

FIAT AUTOMÓVEIS S.A.. Dicionário do carro. Disponível em Acesso em 11 nov. 2002.

HAMMER, Michel. A agenda. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 7.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos , 1999.

LAURIA, Luciano Carlos.Gerenciamento de custos e do lucro. Especialização em administração financeira. Belo Horizonte: Fundação Dom Cabral, 1997. (Apostila)

NAGLE, Thomas T.; HOLDEN Reed K.. The strategy and tatics of pricing: a guide to profitable decision Making. 3. ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002.

NUENO, José Luis. O impacto do preço no mercado. HSM Management, São Paulo: n.33, p.84-8, jul./ago. 2002.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 17.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

SELLTIZ, J. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 10. ed. São Paulo: EPU, 1980.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SINDICATO DOS METALÚRGICOS. Os tributos na carona. São Paulo, 1999.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.