RESI NO QUALIS (2)

Alexandre Reis Graeml
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2011.100101

Resumo

No editorial da edição anterior, incluímos algumas considerações sobre a avaliação da RESI no Qualis. Naquele momento, procuramos identificar em que outros periódicos os autores que publicavam na RESI tinham os seus demais trabalhos publicados. Constatamos que, em geral, utilizavam como veículo de divulgação dos resultados de suas pesquisas journals em extratos superiores do Qualis. Em nossa avaliação, isso representa um indício muito objetivo de que os autores acreditam que a RESI se equipara a tais periódicos (para maiores detalhes, consulte o editorial anterior).

Neste momento, gostaríamos de apresentar uma outra avaliação, ainda mais contundente, da qualidade da revista. Realizamos um estudo do fator de impacto das revistas científicas brasileiras que constam no Qualis da área de Administração a partir da base de dados do Google Scholar. É claro que essa base possui limitações, da mesma forma que as adotadas pelo JCR e SCImago, mas trata-se da mais inclusiva e democrática de todas as bases de indexação, além de permitir que os resultados sejam facilmente "auditados" por qualquer pesquisador. Basta utilizar o Publish Or Perish (PoP), para obter os índices de citação de qualquer revista no Google Scholar ou realizar uma busca direta no próprio Google Scholar para se ter uma ideia de o quanto uma revista é citada na Internet.

A RESI ficou entre as revistas acadêmicas nacionais mais citadas. Das vinte revistas nacionais com mais de cem citações nos últimos dez anos há apenas duas revistas classificadas no extrato B4 no Qualis: a RESI e a Economia & Gestão. As duas revistas possuem impacto superior a diversas revistas de extratos superiores, inclusive algumas B1 e B2.

Estar atrás da RAE e da RAC é mais do que compreensível, no momento atual. Mas é muito bom perceber que a RESI possui desempenho comparável ao da maioria das outras revistas nacionais de qualidade, o que mostra que estamos no caminho certo e que, em algum momento futuro (esperamos que em breve!), nossos esforços serão refletidos também na avaliação do Qualis.

Parabéns a todos os que têm colaborado para o sucesso da revista!

Alexandre R. Graeml
Editor-chefe



Compartilhe