ANÁLISE COMPARATIVA DA PRODUTIVIDADE DOS PARES ORIENTADOR-ORIENTADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Karina Valdivia-Delgado, Esteban Fernandez-Tuesta, Luciano Digiampietri, Rogério Mugnaini, Jesús P. Mena-Chalco, José J. Pérez-Alcázar
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2015.1401002

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Resumo

A crescente participação dos pós-graduandos na comunicação científica das diversas áreas da ciência tem sido tema de estudos em diversos países que vêm discutindo o papel do doutoramento na carreira de pesquisa. Neste artigo é estudada a relação acadêmica temporal existente entre o aluno orientado e seu orientador para o conjunto de pares de doutores da área de Ciência da Computação com currículos cadastrados na plataforma Lattes. Analisamos as principais características do grupo e suas relações de coautoria. Em termos de coautoria: (i) observamos que o tempo de duração da parceria que se estabelece entre orientador e orientado pode extrapolar o período formal de orientação e (ii) mostramos que a duração do tempo de colaboração correlaciona-se com o número de artigos em periódicos publicados pelo orientado e o número de artigos publicados pelo orientador. Neste trabalho também apresentamos o perfil dos orientados para pesquisadores que atuaram como docentes de algum dos cursos de pós-graduação em Ciência da Computação no Brasil no triênio 2007-2009.


Palavras-chave

plataforma Lattes; rede social; rede de coautoria; relação orientador-orientado


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