MEDINDO SENTIMENTOS NO TWITTER POR MEIO DE UMA ESCALA PSICOMÉTRICA

Pollyanna Gonçalves, Wellington José das Dores, Fabricio Benevenuto
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2015.1402003

Texto completo:

PDF

Resumo

Twitter tem se tornado um meio importante de comunicação social, por meio do qual usuários postam mensagens sobre tudo. Algumas dessas mensagens expressam informações sobre o estado emocional do usuário, o que pode ser útil no desenvolvimento de aplicações que preveem tendências emotivas de uma população ou simplesmente para melhor entender os efeitos de fenômenos mundiais ou locais no humor das pessoas. Nesse trabalho, adaptamos uma escala psicométrica conhecida como PANAS-x, comumente aplicada em forma de questionário, para medir os sentimentos dos usuários do Twitter sobre uma série de eventos de tema social, político e esportivo. Nossos resultados sugerem que o PANAS-t, nossa versão adaptada do PANAS-x, captura corretamente sentimentos para os eventos analisados.

Palavras-chave

Twitter; emoticons; análise de sentimentos; escala psicométrica; humor do público


Compartilhe