O USO DO SOFTWARE LIVRE NA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO”

Rafaela da Silva Melo, Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho
DOI: https://doi.org/10.21529/RESI.2014.1302004

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Resumo

O objetivo geral desse trabalho é analisar o benefício do uso do software livre para o desen-volvimento da aprendizagem e da colaboração no contexto do Programa UCA – “Um compu-tador por aluno”. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de ensino (fede-ral e estadual) participantes do projeto em dois estados do Brasil. A metodologia foi orien-tada pelo princípio da pesquisa-ação crítica, para investigar as transformações no contexto da escola com o uso das tecnologias. Participamos de atividades com o uso do software li-vre, fornecendo suporte aos professores e alunos e analisamos os softwares livres utiliza-dos. Conclui-se que a utilização do software livre criou, no interior das escolas pesquisadas, uma “cultura digital” e possibilitou a aprendizagem, o trabalho cooperativo, colaborativo, a interculturalidade, a criatividade e a autoria entre estudantes e professores na construção do conhecimento.

Palavras-chave

inclusão digital; software livre; programas governamentais


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